Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc se tornaram protagonistas da literatura. A Mostra Literária, uma iniciativa dedicada ao estímulo da leitura e da escrita, resultou na publicação de um livro contendo a história escrita por cada aluno. Cada turma se envolveu em uma temática distinta, selecionada pelos grupos com o apoio e orientação dos professores.
Neste ano, uma ampla gama de temas foi explorada, englobando assuntos como “Convivendo com as Diferenças”, “Certo e Errado”, “Emoções”, “Meio Ambiente” e “Sustentabilidade”. Cada turma mergulhou profundamente no gênero e tema escolhidos, permitindo aos alunos explorar suas ideias, criatividade e habilidades literárias. Isso proporcionou um vasto campo para reflexão e expressão por meio da escrita.
Na noite desta segunda-feira (27/11), foi a vez dos resultados dos 1º Anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais serem apresentados, com foco no tema “Convivendo com as Diferenças”.
A jornada teve início de forma encantadora no hall do bloco da reitoria, onde os pequenos talentos deram vida a apresentações artísticas que surpreenderam e emocionaram o público presente. Esse ambiente cativante proporcionou o cenário ideal para uma experiência singular na Biblioteca, na qual as famílias foram convidadas a participar de uma sessão de contação de histórias e de um passeio guiado pelos projetos literários elaborados pelas turmas.
“Foi um momento especial e íntimo no qual os alunos adentraram o coração da Universidade, o hall administrativo, para autografarem os livros produzidos ao longo do ano. A expressão de orgulho e realização estampada nos rostos dos pequenos autores foi uma prova do sucesso dessa iniciativa”, disse a diretora do Colégio, Marcela Gava.
Segundo ela, a Mostra Literária dos Anos Iniciais tem como propósito central a apresentação dos projetos elaborados pelas turmas, culminando no no momento singular em que os ilustres autores autografam suas obras.
“Esse evento é mais que uma simples exposição. Ele nos convida a mergulhar nos momentos vividos por nossos alunos ao longo do ano letivo. Cada turma se dedicou ao desenvolvimento de um projeto que não apenas despertou o interesse, mas também provocou diferentes reflexões, despertou curiosidades e, sobretudo, estimulou a criatividade, a paixão pela leitura e a habilidade na produção textual dos nossos jovens autores”, comentou Marcela.
Inspiração
Segundo a professora e coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Patrícia Stanger Cardoso, o objetivo é aprimorar as habilidades de leitura e escrita e não há método mais eficaz para estimular isso do que permitir que os alunos se tornem os autores de seus próprios livros.
“Cada turma mergulhou em projetos em sala de aula que não apenas chamaram a atenção, mas também provocaram reflexões significativas para cada estudante. Por exemplo, a turma do primeiro ano concentrou-se no tema Convivendo com as Diferenças, inspirados pelo livro ‘Matilde: a vaquinha, do Pescoço Torto’. Essa abordagem parte sempre de um projeto que culmina com os alunos produzindo suas próprias histórias. É um momento especial não só para os alunos, mas também para a escola e suas famílias”, conclui Patrícia.
É o caso da professora Jéssica Ronconi Dondossola, que estava encantada com o resultado apresentado pelo seu filho Joaquim, de 7 anos. “Foi uma experiência bastante diferente e inspiradora para ele. Testemunhar a história que ele mesmo escreveu foi uma oportunidade para perceber como ele compreende as diferenças. Fiquei muito impressionada”, descreveu.
“Foi muito especial porque ele adora dinossauros e decidiu contar a história de um dinossauro que não tinha uma perna. Ver como ele abordou essa temática foi incrível”, completou.
A mãe da pequena autora Ariela da Rosa Silva, a bancária Evelin Carolina da Rosa Silva, expressou a emoção com a atividade. “Minha filha estava muito empolgada com o livro e guardou segredo até o último momento. Fiquei impressionada com a surpresa que ela preparou para mim”, descreveu.
“Passei muitos dias refletindo sobre isso e tive a ideia de criar uma história sobre um tigre e um leão que se tornam amigos. Foi uma experiência bem legal”, contou a pequena autora.
“Neste ambiente de celebração, cada autógrafo foi mais que uma simples assinatura. Foi a materialização do esforço, imaginação e dedicação de cada aluno. Essa noite de autógrafos não apenas encerrou um ciclo, mas deixou uma marca na comunidade escolar, reforçando o compromisso com a educação de qualidade e o incentivo à expressão criativa”, finalizou Patrícia.