A equipe de futsal feminino que representará o Colégio Unesc e o estado de Santa Catarina nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) já está com as malas preparadas e muito entusiasmada para a competição que iniciou nesta segunda-feira (31/10) e se estende até 15 de novembro, no Rio de Janeiro. A tradicional competição estudantil visa estimular a prática esportiva nas escolas, contribuindo para a boa formação do estudante e o surgimento de novas gerações de atletas olímpicos e paraolímpicos.
A expectativa do grupo é bem grande de, possivelmente, conseguir uma boa colocação na competição. É o que conta a técnica Renata Rosalino Machado. “Lá, estarão competindo os melhores de cada estado, sabemos que é difícil, mas vamos em busca de uma boa colocação”, argumenta Renata.
A saída das atletas rumo ao Rio de Janeiro está prevista para esta segunda-feira, por volta das 20h, em frente ao Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, em Criciúma. “O estado de Santa Catarina (Colégio Unesc) ficou na chave H e irá enfrentar Rio Grande do Sul e Goiás no evento que terá oito chaves, divididas em séries ouro, prata, bronze e cobre”, explica a técnica.
Para a diretora do colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, ter representantes neste evento tão importante, é gratificante para a instituição e para o estado. “Tenho certeza que nossas meninas carvoeiras farão bonito em mais esta competição. O esporte é fundamental para a gestão da autonomia, da responsabilidade e para o movimento de crescimento individual e coletivo. Todas essas características vão para além do esporte e da educação, e fazem parte da formação integral de cada um”, diz. Recentemente, a equipe foi campeã do Jogos Escolares Catarinense (Jesc), que ocorreu na cidade de Timbó.
A estimativa é a de que os JEBs reúnam mais de 6,3 mil atletas, estudantes e 1,9 mil profissionais, entre comissões técnicas e dirigentes.
Competição
Os Jogos Escolares Brasileiros 2022 serão disputados em três locais. O coração do evento será na estrutura do Parque Olímpico da Barra. O local vai receber as provas de ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Na Universidade da Força Aérea, acontecerão as disputas de atletismo, badminton, caratê, natação, taekwondo e wrestling. Já em Deodoro, a Arena Coronel Wenceslau Malta vai acolher as partidas de basquete.
O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial do Esporte, Governo Estadual do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro.