Após dez partidas disputadas, com sete vitórias e três empates, no Zonal 2.4 FIDE, a bolsista de Educação Fìsica Licenciatura da Unesc, Kathiê Librelato, garantiu em feito inédito em sua carreira de enxadrista: a sua primeira vaga para a Copa do Mundo Feminino 2023. A conquista aconteceu no evento classificatório para a Copa nos naipes absoluto e feminino, realizado em Natal(RN), pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
Nos sete dias de disputas entre Brasil, Bolívia, Equador e Peru, de 3 a 9 de outubro, a enxadrista catarinense dominou a categoria e garantiu sua vaga no certame mundial. A disputa para a vaga foi acirrada, disputada palmo a palmo, com a também brasileira Juliana Terao,que terminou na segunda colocação. Jessica Molina, atleta da Bolívia, ficou em terceiro.
A representante da Unesc prometeu treinar forte para esta sua primeira participação no torneio. “Estou muito feliz com a classificação. Foi a minha primeira participação em Zonais e poder conquistar a vaga foi muito especial. Agradeço aos apoiadores por acreditarem em mim e agora espero poder seguir com os treinamentos para conseguir representar bem o Brasil e Santa Catarina na Copa do Mundo”, prometeu.
O Brasil ainda garantiu também as duas vagas no Absoluto, com o Grande Mestre (GM) Alexandr Fier, campeão, e o GM Evandro Barbosa, vice-campeão.