O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma grande porta para a entrada no ensino superior. Por isso, o Colégio Unesc tem possibilitado aos estudantes momentos com foco na preparação para o exame. Um deles ocorre esta semana, com o 1º Simulado do Sistema Positivo de Ensino, direcionado para a primeira e a segunda série do Ensino Médio. Em virtude da matriz sanitária, as provas ocorreram em formato híbrido, possibilitando aos alunos que optaram por aulas remotas participassem ao mesmo tempo que os estudantes que optaram pela presencialidade.
Nesta quinta-feira (12/8), das 7h30 às 11h55, os alunos do primeiro e do segundo ano do Colégio Unesc responderam a 60 questões da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, englobando as áreas de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Literatura, Arte, Educação Física; e da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, englobando História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Nesta sexta-feira (13/8), as turmas farão 40 questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, englobando Química, Física e Biologia; da área de Matemática e suas Tecnologias e a proposta de produção de texto. O resultado será divulgado em 30 de agosto.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, o simulado é uma oportunidade para os estudantes se familiarizarem não apenas com a prova, mas com tudo que envolve ela. “Não é apenas a prova que é simulada. Desde a entrada deles, até os materiais que podem ser trazidos, lanche, ir ao banheiro acompanhados, a presença de fiscal na sala, tudo é como se fosse Enem. Neste ano, eles realizaram a prova de forma online, algo que já despontou como uma tendência do Enem para os próximos anos. Além disso, o fato de eles estudarem em um colégio vinculado à universidade faz com que o ambiente acadêmico esteja inserido já em sua rotina”.