Conquistar o mundo. Este será o próximo passo da aluna do Colégio Unesc, Maria Clara Silveira Senger. A estudante vai participar, junto de outra catarinense, da Copa do Mundo Juvenil, campeonato para meninas de até 16 anos, promovido pela Federação Internacional de Xadrez (Fide). O evento online tem início nesta sexta-feira (06/8), ao meio dia, com encerramento previsto para a terça-feira (10/8).
A atleta do Colégio Unesc vai competir com mais 109 enxadristas de 50 países A expectativa é de que o campeonato seja qualificado, já que 21 atletas são candidatas a Mestre Feminina, um dos títulos oficiais atribuídos pela Fide exclusivamente às mulheres.
Maria Clara está confiante e se diz preparada para representar o Brasil. “Estou bem tranquila. É com muito orgulho que represento o meu país em uma competição tão importante. Sei das dificuldades, mas espero fazer boas partidas e sair com um bom resultado” declara.
Para os pais da atleta, Marcelo Senger e Flávia da Silveira Senger, a filha é um orgulho para a família. “É um grande orgulho como pai e mãe, ver ela progredindo em um esporte tão competitivo como o xadrez. Sabemos que estamos dando o mais importante para ela, que é uma educação de qualidade para enfrentar os desafios futuros”, disse o pai emocionado.
A aluna tem 15 anos e está na primeira série do Ensino Médio. Para a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, ter no Colégio atletas, como a Maria Clara, é extremamente importante, visto que o esporte possibilita e contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências que se busca nos estudantes, como a atenção, o comprometimento, a garra, determinação e dedicação. “São pontos chaves para que eles tenham sucesso nos projetos de vida. Nisso, a Maria Clara tem se saído muito bem. Uma aluna com desempenho escolar e esportivo de excelência e temos certeza que ela representará muito bem o nosso país e o nosso colégio”, destaca a coordenadora.
Longa trajetória no xadrez
Sua trajetória no esporte teve início aos cinco anos por iniciativa do seu pai, que também é enxadrista da Associação Sul Catarinense de Xadrez. A primeira competição oficial foi aos seis anos, quando jogou o estadual sub-8, e, desde então, vem acumulando diversos títulos. Em junho Maria Clara foi vice-campeã na categoria sub-16, no Festival Catarinense da Juventude de Xadrez (FECAJ).
Atualmente a atleta é treinada pelo técnico Claudionor Pirola, de Içara, e pelo pai. Com vários títulos em sua história, Maria Clara é um destaque no esporte. Suas maiores conquistas foram o título de campeã no Brasileiro de Xadrez Escolar Blitz, em Blumenau, no mês de setembro de 2017, e o campeonato estadual sub-14, conquistado em abril de 2019, em Lages. Em dezembro do mesmo ano, ela participou do Sul Americano na cidade de Luque no Paraguai.