O resultado da excelência do ensino prestado pela Unesc aos estudantes, reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), foi colocado no papel na tarde deste domingo (14/11). Mais de 350 alunos concluintes de nove cursos de graduação da Universidade prestaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A Instituição os recepcionou em um QG para que eles pudessem conversar com professores, coordenadores e tirar as últimas dúvidas antes do exame, que iniciou às 13h30.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressalta a oportunidade que o Enade dá para que a formação de cada um seja valorizada. Ela relembra que a prova é uma obrigatoriedade para a conclusão da graduação. “A nossa Unesc possui diversos cursos com nota destaque no Enade, o que comprova toda a preparação que damos aos estudantes ao longo dos anos em que estão conosco, na teoria e na prática. Estamos convictos de que mais uma vez eles terão um ótimo desempenho”, destaca Luciane.
De acordo com a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, que esteve junto dos alunos na Universidade para desejar boa sorte, além da prova realizada na tarde de domingo, os estudantes também preenchem um questionário na plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). “O preenchimento deste questionário é obrigatório e auxilia no levantamento do perfil do estudante, além de contribuir para a avaliação dos cursos e da própria Instituição. Os resultados nos possibilitam traçar novas estratégias para a manutenção da excelência acadêmica institucional”, acrescenta a pró-reitora.
“Quem se prepara valoriza sua formação”
Para incentivar os acadêmicos a permanecerem estudando mesmo depois do fim da graduação, a Unesc realizou durante o Enade 2021 a campanha “Quem se prepara valoriza sua formação”. Conforme o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldahaus, todos aqueles que finalizarem a prova poderão concorrer a bolsas de até 100% na pós-graduação. “Nós preparamos um movimento com muito carinho, seguindo todos os protocolos de biossegurança, para que nossos estudantes estivessem confiantes para realizar a prova e colocarem tudo aquilo que aprenderam ao longo dos seus cursos”, pontua Feldhaus.
A professora Mainara Figueiredo Cascaes, que é coordenadora-adjunta do curso de Ciências Biológicas, reforça a importância da prova. O Enade também nos auxilia e dá subsídios para avaliação da metodologia utilizada pelos professores, sempre pautada na relação teoria e prática”, garante.
Trezentos e cinquenta e seis concluintes dos cursos de Artes Visuais Licenciatura, Ciência da Computação, Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Design, Educação Física Licenciatura e Bacharelado, História Licenciatura, Letras Língua Portuguesa Licenciatura, Matemática Licenciatura e Pedagogia Licenciatura realizaram o exame.
Preparação para o mercado de trabalho
A acadêmica do curso de Educação Física Chaiani Nava, de 21 anos, avalia o Enade como uma possibilidade de preparação para o mercado de trabalho. “Além de nos possibilitar rever todo o conteúdo que tivemos ao longo da graduação, a prova traz questões e assuntos que serão trabalhados em outras provas, como concursos públicos, por exemplo. O momento também é muito bom para reunirmos colegas e professores nesta reta final”, avalia.
Gregory Stecanella, de 22 anos, e que é concluinte do curso de Ciências Biológicas, pondera que espera que o resultado dos estudantes nas provas possa ser de excelência para que os cursos assim sejam avaliados. “O ensino que a Unesc nos dá é incrível e agora é a hora de colocar na ponta da caneta tudo que nos foi passado que, não tenho dúvidas, nos formará excelentes profissionais”, soma.