Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

O papel da psicologia frente às violências pauta primeira noite de Jornada Acadêmica de Psicologia da Unesc

Evento propõe discussões e aprendizados até sexta-feira (3/9) (Fotos: Reprodução)

A comunidade acadêmica da Unesc está reunida nesta semana em torna da 12ª Jornada de Psicologia e do 7º Congresso de Psicologia Social. Os eventos ocorrem concomitantemente e contam com programação de palestras e mesas redondas, iniciadas nesta segunda-feira (30/8), até sexta-feira (3/9). Na palestra magna do evento, realizada na noite desta segunda, a convidada Jaqueline Gomes de Jesus, professora doutora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), foi quem abordou a temática “A Psicologia frente às violências: compromisso ético-político”, assunto escolhido para guiar o evento.

Falar sobre as violências de forma a construir conhecimento em torno do assunto, para a liderança da comissão organizadora da Jornada, acadêmica Maria Eduarda Delfino das Chagas, foi o motivo pelo qual todo o grupo se empenhou de forma mútua para proporcionar uma programação de excelência, à altura do tema. “Esse é um evento construído coletivamente há alguns meses em momento difícil do país e chega, como costumo dizer, não por acaso. Hoje a gente a gente vê a Jornada que já começou muito potente com as atividades pela manhã e segue tão incrível quanto”, apontou.

A abordagem do assunto, conforme a coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, é atual e necessária. “Ao estudarmos sobre a violência e o papel da psicologia diante dela, estamos nos construindo não só crescer enquanto acadêmicos e profissionais, mas também como cidadãos”, acrescentou.

O papel de cada um ao demonstrar interesse e mergulhar no conhecimento compartilhado em cada atividade, para a coordenadora da área da Saúde da Unesc, Graziela Amboni, faz parte da busca por indivíduos melhores e, logo, um mundo melhor. “Com certeza sairemos diferentes. Participem e aproveitem cada momento. Essa Jornada foi preparada com muito carinho para vocês”, destacou ainda.

A palestra desta segunda-feira foi transmitida no YouTube pelo canal da UnescTV e mediada pela professora doutora da Unesc, Giovana Ilka Jacinto Salvaro.

 

Protagonismo estudantil em destaque

A abertura do evento contou ainda com a participação da presidente do Centro Acadêmico do Curso, Jainy Collares, o que, de acordo com a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, demonstra um dos diferenciais das jornadas acadêmicas do curso: a intensa participação dos estudantes. “Temos aqui mais uma vez acadêmicas representando seus colegas de forma brilhante desde a montagem da programação, escolha do tema e organização do evento. Isso fortalece algo muito importante dentro da nossa Universidade que é o protagonismo estudantil”, pontuou.

 

Programação diversificada

Ao longo dos próximos dias a Jornada contará com diferentes temáticas abordadas em debates de mesas redondas ou por convidados para palestras. Entre os assuntos estão abordagens como permanência estudantil, o papel da psicologia nos direitos da pessoa com deficiência, saúde mental, feminismo, questões raciais, entre outros.

Para conferir a programação completa basta acessar o site do evento https://doity.com.br/jornada-academica-de-psicologia-de-2021 e conferir o panorama detalhado.

 

Confira o que está por vir:

01/09 das 8h às 9h30

Mesa 3: “Políticas de permanência estudantil: propostas em saúde e educação”

Convidadas: Dra. Janine Moreira (UNESC) e Ma. Janaína Damásio Vitório (UNESC)

Mediadora: Jainy Collares.

 

Das 10h às 11h30

Mesa 4: “A Psicologia pelos direitos da pessoa com deficiência”

Convidadas: Daniela Oliveira (Psicóloga) e Rafael Braz (Psicólogo)

Mediadora: Maria Antônia Grings.

 

13h30: Apresentação de trabalhos

 

Das 19 às 21h

Palestra: “Saúde mental e feminismos no Brasil”

Convidadas: Dra. Rachel Gouveia (UFRJ) e Dra. Fernanda Lima (UNESC). Mediadora: Letícia Kammer.

 

 

2/09 das 8h às 9h30

 

Mesa 5: “Psicologia e relações raciais: questões para curricularização”

Convidada: Dra. Lia Vainer Schucman (PPGP/UFSC). Mediadora: Maria Eduarda Delfino das Chagas.

 

Das 10h às 11h30

Mesa 06: “Normalização de corpos e corporeidades”

Convidadas: Coletivo Manada (Florianópolis); Dra. Raissa Éris Grimm Cabral.

Mediadora: Elizabeth dos Santos.

 

Das 18h às 19h: Pré-lançamento do livro: “Vamos falar da velhice? Ensaios filosóficos e psicológicos” Janine Moreira (org.).

 

Das 19h30 às 21h30

Palestra: “Saúde pública e (a)fundações democráticas”

Convidada: Dra. Mônica Mendes Gonçalves (USP), Me. Priscila Schacht Cardozo (UNESC). Mediadora: Maria Eduarda Delfino das Chagas.

 

3/09 das 8h às 9h30

Mesa 07: “Psicologia clínica nas margens”

Convidado: Me. Kwame Yonatan (Margens Clínicas) Mediador: Arthur Miguel Pedri Gomes.

 

Das 10h às 11h30

 

Mesa 8: A bioética da morte autoinduzida. Ma. Fernanda Fernandes (UNESC) e Projeto AmorTser. Mediador: Rosiane Ronchi Nascimento.

 

13h30: Cinepsico. Filme: “M8 – quando a morte socorre a vida”.

Convidado: Me. Nilson Lucas Gabriel (UEM)

 

19h:

Palestra de encerramento: “A dimensão sociopolítica do sofrimento”.

Convidado: Dr. Pedro Ambra (PUC/SP). Mediadora: Ma. Dipaula Minotto Da Silva (UNESC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *