Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ecocria

Farmácia Solidária Unesc: uma mão estendida
na hora da dor

Farmácia Solidária Unesc: uma mão estendida na hora da dor. (Fotos: Elis Amorim)

Acadêmica: Elis Cardoso Amorim – 7ª fase Jornalismo Unesc

Toda semana, Luiz Carlos Furlan tem compromisso na Farmácia Solidária da Unesc. Morador do bairro Michel, o servidor público, de 56 anos, aposentado por invalidez, vai em busca de medicamentos. Os remédios que recebe através do programa da universidade ajudam no tratamento de saúde e provocam um alívio considerável no seu bolso. Os males que vieram com o tempo obrigam Seu Luiz a consumir todos os dias 10 medicamentos diferentes. “A ajuda da Farmácia Solidária é fundamental na minha vida, os remédios que eu preciso tomar saem em torno de mil reais por mês. Antes de conhecer a Farmácia Solidária, até empréstimos consignados eu tive que fazer para pagar minhas medicações. Foram oito empréstimos, se não fosse essa ajuda no meu tratamento, eu iria estar bem endividado”, relata o aposentado, que também busca na farmácia medicação para duas de suas filhas.

Compaixão pelo próximo e solidariedade são os sentimentos que impulsionam a equipe da Farmácia Solidária desde a sua criação, em 2006. Com o lema: “Doar é o melhor remédio”, o projeto segue há 15 anos estimulando o espírito de generosidade através da doação de medicamentos a quem precisa. Nesta corrente do bem, quem recebe se alegra em ser ajudado, quem doa sente-se realizado em poder ajudar, e quem entrega os medicamentos no local tem um sentimento especial ao ver quem precisa ser beneficiado. A farmacêutica Jussara Neves não esconde a paixão pelo projeto. Segundo ela, é uma satisfação ter a oportunidade de, todos os dias, ajudar alguém que precisa. “Me sinto muito realizada profissionalmente em trabalhar na Farmácia Solidária da Unesc, aqui nós vemos um esforço muito grande para que inúmeras pessoas sejam beneficiadas. É muito gratificante ver no olhar dos pacientes a felicidade ao levar os remédios para realizar seus tratamentos. Já cheguei a escutar relatos como: Ou eu compro comida ou eu compro medicamentos. E uma pessoa ter que fazer essa escolha é muito triste. Então, quando eles conseguem fazer esse tratamento com medicamentos gratuitos daqui, é uma sensação indescritível para nós”.

Em média, 90 pessoas são atendidas diariamente no local. A equipe é formada por uma farmacêutica, três estagiários, três extensionistas e os acadêmicos das disciplinas de estágio obrigatório do curso de farmácia da Unesc, que além de terem a oportunidade de fazer parte do projeto assistencialista, vivenciam na prática a rotina da profissão escolhida para o futuro. Mateus Bonaldi Feliciano realizou seu estágio na Farmácia Solidária e compartilha que a experiência segue eternizada na memória e no coração: “Fazer o estágio na Farmácia Solidária da Unesc, me trouxe uma vivência muito enriquecedora e gratificante pois, além de relacionar a teoria na prática, me fez ver o quanto podemos ajudar a população menos afortunada dando possibilidade de ter o seu tratamento”.

Almir Fernandes de Souza, presidente da Cruz Vermelha de Criciúma é um dos incentivadores desde o início do projeto, e se alegra em acompanhar o número expressivo de beneficiados. No ano de 2022, até maio, foram realizados 8.410 atendimentos, foram arrecadados R$:534.668,44 em doações e R$ 673,00 em descartes. “A farmácia solidária é um projeto muito relevante, fazendo jus ao artigo 196 da constituição que garante ao cidadão acesso gratuito à saúde e ao medicamento. É uma iniciativa que demonstrou criatividade em observar uma questão que é uma necessidade do cotidiano das pessoas, ter acesso aos medicamentos. O que a gente fez foi mostrar uma boa visão e incentivar uma ação, vendo a existência de medicamentos que sobravam e observando que de outro lado havia a necessidade de outras pessoas terem acesso a eles. Com o projeto foram conectadas as duas coisas: aqueles que podem doar e aqueles que precisam da doação. O projeto deu certo, pois foi plantado com muito amor e regado com muita solidariedade. Hoje colhe os frutos com intensidade e com grandes benefícios à população mais vulnerável”, relata Almir Fernandes.

As doações de medicamentos podem ser feitas na própria Farmácia Solidária, no 28º GAC, 9º Batalhão Polícia Militar, Biblioteca da UNESC, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Delegacia Regional de Polícia, e nas Unidades Básicas de Saúde de Criciúma. O futuro da Farmácia Solidária é promissor. A Unesc segue cumprindo seu papel de Universidade Comunitária auxiliando a população através de seus projetos de extensão. Seu Luiz permanece fazendo o tratamento e desejando que assim como ele, muitas pessoas possam ser ajudadas. “Desejo vida longa para a Farmácia Solidária da Unesc, e que ela continue sempre estendendo a mão aos que precisam, pois os remédios doados fazem total diferença em nossas vidas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *