DDH

Unesc conclui capacitação em informática para alunos do Instituto Diomício Freitas

Iniciativa integra ações de inclusão e autonomia digital do Programa Unesc Para Todos. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

“Esse tempo que passamos juntos foi muito importante para receber instruções sobre as ferramentas tecnológicas e aprender melhor a dominar essa área”. A frase do aluno do Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, Matheus Filipe dos Santos, diz muito sobre a importância de receber oportunidades de aprendizado. Neste caso, ele se refere ao curso “Office para Todos: Desenvolvendo a Independência Digital”, oportunizado pela Unesc a ele e aos colegas.

Após sete encontros e uma série de aprendizados, eles deixaram o laboratório de informática da Universidade com os certificados em mãos. A solenidade marcou a conclusão da formação promovida pelo Projeto Unesc Para Todos, iniciativa que reforça o compromisso da Instituição com a acessibilidade e a democratização do conhecimento.

“No dia a dia usamos muito o celular, mas no ambiente de trabalho precisamos dominar ferramentas essenciais. Esse curso existe para capacitar cada um dos estudantes para o mundo do trabalho e fortalecer essa competência técnica com o letramento digital”, afirmou a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel.

Formação para autonomia e inclusão

Ao abrir as portas do campus para os alunos, a Unesc promoveu não apenas uma capacitação técnica, mas também a vivência no ambiente universitário, com a ampliação dos horizontes e o fortalecimento dos sonhos de futuro para pessoas com deficiência.

A formação teve como objetivo desenvolver competências digitais básicas no uso do Pacote Office, ferramenta essencial para o mundo do trabalho e para a vida acadêmica, promovendo independência digital, inclusão social e cidadania.

O curso contou com 21 horas de carga horária, distribuídas em sete encontros de três horas, realizados entre outubro e dezembro, nos períodos matutino e vespertino, dentro da estrutura da Universidade.

A diretora do Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, Juliana Bialeski, ressaltou o impacto da experiência para os alunos. “Eles enfrentam preconceito diariamente e estar na Universidade é algo grandioso. Eles querem saber como funciona a Unesc, como são os cursos, se poderão estudar aqui um dia. Para muitos, esse sonho parece distante. Poder proporcionar essa experiência é extremamente gratificante”, destacou. 

O responsável por repassar os conhecimentos foi o integrante do Centro de Inteligência e Tecnologia Operacional (Cito), Samuel Darós Pain. “Durante as aulas, os alunos aprenderam desde noções básicas de informática, como uso do computador, teclado e mouse, até a produção de textos no Word, planilhas no Excel e apresentações no PowerPoint, além de recursos de acessibilidade, ergonomia, segurança digital e integração entre os programas”, contou.

Turma da manhã

Turma da tarde

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Fotos: Décio Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *