Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

Colégio Unesc, uma escola com experiência de Universidade

Instituição completou 30 anos de serviços prestados na educação de Criciúma e região. (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Ser Unesc é motivo de orgulho para todos. Agora, imagine ser Unesc desde o início dos estudos. Isso é possível por meio do colégio que leva justamente o nome da Universidade. A unidade educacional, que completou 30 anos em 2022, oportuniza experiências educativas que vão do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, por meio das quais os alunos utilizam todos os espaços da Universidade Comunitária, podendo, ainda, desfrutar de uma ampla infraestrutura e laboratórios de ponta. 

“Há 30 anos, o nosso Colégio Unesc repassa ensinamentos às crianças e adolescentes de Criciúma e região com excelência. São profissionais altamente capacitados e dedicados que vão além das salas de aula, preparando estes jovens para a Universidade e para a vida com o perfil da Instiuição”, fala a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Além do horário regular das aulas com uma grade de professores altamente qualificados, quem estuda no colégio ainda recebe atendimento pedagógico. A estrutura da escola ainda abriga o UnescTec, formação técnica da Universidade que desde setembro de 2020 oferece oportunidades para a ampliação da formação com entrada rápida no mercado de trabalho, um modelo que faz parte do novo Ensino Médio, onde a oferta de carga horária com formação prática é obrigatória. “Temos mais que um colégio. Trata-se de uma experiência que está formando os protagonistas do futuro. São jovens que estão transformando cenários, com os conhecimentos adquiridos no nosso Colégio Unesc”, cita a diretora Mainara Cascaes.

O Ensino Fundamental do Colégio Unesc atende alunos do 1º ao 5º ano, das 13h20min às 17h20min e de 6º a 9º ano, das 7h25min às 11h50min. Já os alunos de 1ª a 3ª série do Ensino Médio, estudam das 7h25min às 11h50min, além de duas tardes por semana, das 13h05min às 17h30min.

Matrículas abertas

O Colégio Unesc segue com as matrículas abertas para todas as séries, com os atendimentos retornando no dia 9 de janeiro, das 12h às 18h, na sala 006 do Complexo Esportivo e pelo (48) 3431-2530.

Algumas atividades desenvolvidas:

Integral com imersão bilíngue

O Colégio Unesc oferece aos estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental a Imersão Bilíngue com o objetivo de oportunizar a aprendizagem por meio da vivência de situações que favoreçam o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico dos estudantes. Para isso, eles desenvolvem atividades pedagógicas e lúdicas com foco na rotina de estudos, sempre na conexão com os conteúdos estudados.

Projeto de educação financeira

O projeto de educação financeira tem a proposta de levar aos alunos o contato com o valor do dinheiro, colaborando para que entendam como usar, como poupar e desenvolver habilidades e competências para o uso ao longo da vida.

Dia do Amigo na Escola

Um momento muito apreciado pelos alunos é o Dia do Amigo, ação que oportuniza que os amigos dos estudantes conheçam a escola, além de ajudar a fortalecer os vínculos de amizade. Nesse dia, os alunos levam os amigos para conhecer, além do colégio, laboratórios, além de participarem de atividades recreativas, piquenique, encontro com o museu de zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, contação de história com a biblioteca Professor Eurico Back e roda de conversa. 

Ciranda do Livro

Com o propósito de estimular a leitura e a escrita por meio de atividades que envolvam diferentes habilidades, sejam elas artísticas, literárias ou corporais que visem despertar no aluno o seu potencial cognitivo, criativo e literário, a instituição realizou também um projeto em parceria com a empresa Ciranda do Livro. 

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, as atividades também são inúmeras. Entre as mais especiais está a participação no Projeto Trilhos da Saúde, em parceria com a Residência Multiprofissional da Universidade, com alunos do sexto ano. Em 2022 os alunos confeccionaram brinquedos feitos com materiais reciclados e reutilizáveis, em uma dinâmica envolvendo a importância da sustentabilidade e da solidariedade.  

Ensino Médio

O Colégio Unesc também dá incentivo aos estudantes da instituição que estão terminando ou já concluíram o Ensino Médio, por meio do atendimento pedagógico que acontece durante todo o ano, no contraturno, como também os aulões do Prepara Enem, aberto também para o público externo.

Inova Jovem

A escola também conta com o projeto Inova Jovem que mobiliza centenas de estudantes, visando a proposição pelos participantes de ideias criativas e sustentáveis para transformar a sociedade, em parceria com o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unesc.

Pibic Júnior

O programa tem o intuito de promover a cultura de pesquisa científica no Ensino Médio, visando aproximar os estudantes da Universidade, estimulando-os ao intercâmbio científico e tecnológico. Os alunos contam, a partir do Pibic, com um grande momento de fortalecimento do processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos. Têm, ainda, a oportunidade de desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica, e terem também a convivência no meio universitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *