Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Colégio Unesc realiza a segunda edição do
Sarau “Poetiz[arte]”

Os alunos resgataram por meio da arte, as suas memórias afetivas

O Colégio Unesc segue incentivando seus alunos a participarem de diversas atividades extracurriculares, seja elas no esporte, na ciências, na pesquisa e também na cultura. E foi isso que os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a 2ª Série II do Ensino Médio fizeram na última semana ao mostrarem seus talentos artísticos na segunda edição do Sarau Poetiz[arte].

Durante a abertura do evento, a professora Vivian Miranda Cypriano, uma das organizadoras, mencionou a importância da ação como espaço de muita troca de histórias. “O evento permite que nossos alunos demonstrem, por meio da arte, que é possível revisitar o passado e construir novas memórias afetivas. É por isso que esperamos que nesse momento todos se encontrem em si e se reencontrem no outro”, comentou Vivian, citando ainda uma frase do poeta Fernando Anitelli. ‘Que hoje sejamos todas as capas de edição especial’.

Ela ainda destacou que o “Poetiz[arte]” deste ano busca refletir o atual mundo que está se esvaindo em vaidades e se afogando em agonias e solidão, onde todos são vítimas de uma necessidade imediata, do tudo no agora, o mais rápido possível. “Nessa correria do dia a dia o que acontece ao redor é esquecido, negligenciando até o contemplar em si próprio”, complementou.

Para envolver a comunidade estudantil, os corredores foram transformados em galeria de artes, com exposições de diversas produções artísticas representando as memórias de uma história de vida, retratadas pelos alunos envolvidos. Ao todo foram 18 apresentações, que incluiu muita cantoria, declamação de poemas, dança e o judô, uma arte marcial japonesa, praticada como esporte.

O Sarau surgiu depois de muitas conversas dentro do Projeto de Vida e Oficina de Texto sobre memórias e como todos são constituídos pelo passado e pelas experiências vivenciadas, e o “POETIZ[arte]: memórias que contam a nossa história” retrata esse emaranhado de vida dos envolvidos.

O evento foi organizado pelos professores Gabriel Valga, de Artes; Beatris Pizoni de Freitas, de Literatura; e Vivian Miranda Cypriano, de Língua Portuguesa; com apoio dos docentes Marina Coelho, da disciplina de Produção Textual; além de Mikael Miziescki e Francine Nazário da Silva, de Artes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *