O Programa de Pós-Graduação em Sistema Produtivo (PPGSP) da Unesc deu início ao projeto Diálogos com a Ciência na Universidade, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex). A proposta consiste na realização de um ciclo de palestras organizado pelos Programas de Pós-graduação da Universidade.
Para a primeira das atividades da proposta, o PPGSP convidou para compartilhar sua experiência como pesquisador, o mestrando Luiz Cesar Cota Alves, que trabalhou com o tema: “A gestão da efetividade em sistemas Produtivos”. O encontro ocorreu na noite de terça-feira (15/08), no auditório Edson Rodrigues e contou com a presença de acadêmicos de diversos cursos.
O objetivo do evento é apresentar aos estudantes, das fases iniciais e finais dos cursos, os Programas de Pós-graduação, com mestrados e doutorados, oferecidos pela Unesc. O intuito é destacar as formas disponíveis para expandir a carreira após a diplomação, mas também a possibilidade de os estudantes que estão em fases iniciais ou intermediárias participarem da iniciação científica.
A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, fez a abertura dos trabalhos destacando a importância da continuidade da formação acadêmica. “O diálogo da Ciência com a Universidade foi um projeto elaborado com muito carinho pela equipe da Pró-Reitoria para dizer aos nossos estudantes da graduação que a Unesc não pode ser somente uma passagem, mas a estrada que leva à construção de uma carreira e que os nossos programas são as espaços de excelência para agregar valor à profissão escolhida. Atualmente a Universidade oferece oito mestrados e seis doutorados, mais de 50 cursos de especialização em diferentes áreas do conhecimento. Todas com a proposta pedagógica alinhada para preparar os nossos estudantes para resolverem problemas complexos dentro da área de atuação”, explicou.
Inspiração para os acadêmicos
Para o coordenador operacional local do PPGSP da Unesc, Kristian Madeira, o evento é um momento para inspirar os acadêmicos para a sequência na Pós-graduação. “Espero que os estudantes presentes fiquem, após assistirem a palestra, motivados a darem sequência aos estudos e despertem para a Pesquisa. A nossa Universidade oferece vários elementos e oportuniza para que todos possam almejar um mestrado ou doutorado”, avaliou.
O mestrando e palestrante da noite, contou sua história acadêmica, a escolha pelo mestrado e os resultados de sua pesquisa. Relatou ainda suas expectativas no início do Programa e como manteve a chama acesa para buscar a conclusão dos estudos.
De um modo descontraído, apresentou suas experiências através da arte, de pessoas e do período de pesquisas dentro das disciplinas do PPGSP, Programa diferenciado por ser um projeto coletivo realizado e proposto pelas Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade do Contestado (UnC) e Universidade da Região de Joinville (Univille), todas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) e integrantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Sistema Acafe).
“Esse é um programa interdisciplinar e isso é muito importante para nós. Quando estamos dentro do processo, percebemos o quanto é importante ter visões diferentes e mundos diferentes, opostos ao nosso. Os professores são extremamente preparados e se esforçam muito para repassar todo o conhecimento que têm. Esses saberes de áreas diferentes e que se ligam, se misturam e se transformam, oportunizam momentos ímpares. Fazer uma pós é bastante desafiador e precisa de muita dedicação e apoio da família, mas no fim é gratificante e enriquecedor”, encerrou Alves.
Todos os Programas de Pós-Graduação contribuirão, dentro deste semestre, com palestras incentivadoras para despertar nos acadêmicos, o interesse pela inserção ao mundo da Pesquisa e da Pós-Graduação.