Os mais de 400 acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Unesc vivenciaram nesta terça-feira (15/08) um momento histórico. Foram inaugurados em ato oficial nesta noite o LabTec e o LabCom, espaços especialmente preparados com notebooks e demais tecnologias para as aulas práticas dos estudantes.
No total os dois laboratórios, reformados e adaptados para o novo formato, contam com quase 130 notebooks à disposição dos acadêmicos e professores. A viabilização do projeto teve apoio da gestão universitária, que fez questão de acompanhar o ato de inauguração ao lado da centena de estudantes.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é um orgulho ver o pleno desenvolvimento do curso e poder inaugurar mais este espaço de excelência para formação dos estudantes. “Está aqui hoje se tornando realidade este cenário diferenciado de aprendizado para vocês estudantes. Temos, na Unesc, um projeto pedagógico extremamente diferenciado, que propõe o Ensino por meio da experiência, e certamente este espaço colaborará e muito para estas experiências formativas de cada um”, apontou, acrescentando que o foco principal da gestão é a formação de excelência dos estudantes.
A qualidade no ensino e os diferenciais da graduação que é a única deste tipo entre Porto Alegre e Florianópolis, conforme o coordenador do curso, Luciano Antunes, está entre as prioridades. “Temos a responsabilidade e o compromisso de seguir com o ensino de excelência, aprimorando cada vez mais e conquistando ainda mais em nome dos nossos estudantes. Os laboratórios entregues hoje são prova disso: da constante busca por melhora e do apoio da Universidade para aquilo que é de fundamental importância no processo de ensinoaprendizagem”, destacou.
Os estudantes, os mais interessados para utilizar os novos espaços, aguardaram ansiosos pelo momento da inauguração e prestigiaram em peso a solenidade. O representante destes, o presidente do Centro Acadêmico (CA), Franciel Tupã, agradeceu a todos os envolvidos para que a viabilização do projeto fosse possível. Em nome dos colegas, ele entregou flores e uma caneca da Atlética Cavalo de Tróia à reitora Luciane como agradecimento.
“Todo esse investimento não é só na Universidade, é um investimento na nossa formação de estudantes. Este é um momento muito especial, que integra as comemorações de 55 anos da Universidade, e oferece mais um diferencial à nossa graduação”, destacou na inauguração.
A partir desta noite os espaços já estão disponíveis para as aulas do curso e podem ser usados também por outros cursos e projetos institucionais.