Professores e acadêmicos da Unesc realizaram atividades especiais no sábado (12/08) nas escolas E.B.M Otávio Manoel Anastácio e E.N.M Nova Divinéia, de Araranguá, em celebração ao Dia da Família. Oficinas sobre higiene e saúde bucal; aproveitamento integral dos alimentos; educação em direitos humanos; contação de histórias; e serigrafia artesanal, fizeram parte da programação preparada pela Universidade.
As oficinas foram desenvolvidas pelos acadêmicos da Unesc, que são bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento (Proesde), sob a orientação da professora Geiziane Laurindo de Morais representando a Diretoria de Extensão Cultura e Ações Comunitárias da Instituição.
Na Escola Otávio Manoel Custódio, os participantes ‘mergulharam’ em oficinas que abordavam desde a importância da higiene e saúde bucal até a arte da serigrafia artesanal. Enquanto isso, na Escola Nova Divinéia, a saúde da mulher, a compostagem e jogos cognitivos foram alguns dos destaques das atividades.
O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre famílias, professores e a direção das escolas, criando um ambiente de união e celebração que deixaria uma marca duradoura nas memórias de todos. “As apresentações dos alunos, juntamente de uma diversidade de oficinas e a adição de serviços de maquiagem e pintura de unhas pelo Instituto Mix, contribuíram para um dia vibrante e repleto de atividades que buscavam proporcionar momentos de alegria e aprendizado para as famílias dos estudantes”, comentou Geiziane.
Segundo ela, a oficina de serigrafia artesanal revelou verdadeiras obras de arte, algumas delas como homenagem ao Dia dos Pais. Enquanto isso, a oficina de jogos cognitivos provocou risos e aprendizado, e a distribuição de kits de saúde bucal reforçou a importância dos cuidados pessoais.
A professora ainda ressaltou que os acadêmicos da Unesc vivenciaram uma experiência enriquecedora durante esse dia, colocando em prática o conhecimento adquirido em suas capacitações.
“Por meio dessas ações a Unesc reforça o compromisso como Universidade comunitária, realçando sua dedicação à extensão e sua missão de proporcionar experiências bem sucedidas aos acadêmicos, ao mesmo tempo em que contribui positivamente para a sociedade em geral”, finalizou a professora.