O Projeto Geração Jovem II do Bairro da Juventude, conveniado pelo Instituto Cooperforte com sede em Brasília, em parceria com a Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, desenvolveram na tarde desta sexta-feira (11/08), com os alunos do Curso de Padaria e Confeitaria com idade entre 16 a 18 anos, palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), oportunidades de bolsas na Universidade, e visitação ao Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski.
Segundo a assistente social do projeto e da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Fernanda Beatriz Dias Vargas, esta foi a primeira saída de campo da turma. “Seguimos um cronograma de ações, com atividades socioeducativas, Grupo Focal e abordagem de temas transversais, preparação para o mercado de trabalho, e fomento de parcerias com empresas da Região Carbonífera. A colaboradora da Biblioteca da Unesc Patrícia Cristina da Silva apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em dois períodos e com duas turmas, sendo que a Universidade é uma das signatárias”, falou.
Dois temas foram abordados durante a visita: os objetivos quatro e 17. “O objetivo quatro diz respeito à educação de qualidade e o 17, que trata das Parcerias e Meios de Implantação, neste caso, entre o Bairro da Juventude e a Unesc, bem como as possibilidades de ingresso e permanência por meio das oportunidades de bolsas que são ofertadas na Universidade”, explica.
Para o professor do Curso de Padaria e Confeitaria, Cleiton Machado, a visita à Unesc foi muito interessante e proveitosa. “Os alunos gostaram muito sobre todo o conhecimento que foi passado sobre o processo de taxidermia, realizados nos animais em exposição no Museu de Zoologia, bem como conhecer toda a estrutura da biblioteca e as formas de ingressos por meio de bolsas de estudos disponíveis para estudar na Instituição. Ficamos felizes com as parcerias que desenvolvemos com os professores Marcos Antonio da Silva e Lucas Firmino, do curso de Gastronomia e com o Abel Corrêa de Souza, com o projeto de Empreendedorismo. É bom saber que podemos contar com a Unesc”, declara.
O aluno do curso de Padaria e Confeitaria, Evandro Antônio de Figueiredo, de 18 anos de idade, foi um dos que aproveitou a visita à Universidade. “Eu achei interessante porque não são todas as escolas que proporcionam essa experiência. Eu nunca tinha visitado o campus e percebi que a estrutura da Unesc é ótima. Fiquei sabendo que aqui tem o curso de Gastronomia, portanto, assim que eu concluir terminar o Ensino Médio, pretendo dar continuidade à minha formação profissional aqui na Unesc”, comenta.