O incentivo ao esporte proporcionado pela Unesc culminou em bons resultados nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Duas alunas do Colégio Unesc conquistaram medalhas de prata no fim de semana, durante a competição que ocorre em Criciúma.
A primeira delas foi garantida ainda no sábado (5/08) com a aluna do 8º Ano I, Tainá Miguel. Ela foi a segunda melhor no Arremesso de Disco. Já no domingo (6/08), ela ficou na quinta colocação no Arremesso de Peso.
Quem colocou a outra medalha de prata no pescoço foi Catharina Alves Cardoso. A aluna do 6º Ano II garantiu a conquista no Xadrez após vencer cinco partidas e perder apenas uma. O estudante do 8º Ano I, Kauan Carlos Cardoso da Silva, também competiu na modalidade.
Mais representantes do colégio
Já na modalidade de Ginástica Rítmica, que ocorre em Joinville, a aluna do 6º Ano I, Lavínia Perdoná Vieira ficou em 4º lugar na categoria Bola e 5º Lugar no Geral contribuindo para que Criciúma fosse a cidade campeã dos Jesc na categoria.
Além disso, ela conquistou três medalhas de ouro no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica, nas categorias Mãos Livres, Bola e Individual Geral.
A disputa dos Jesc de 12 a 14 anos de idade, segue até o dia 12 de agosto, sendo que o Colégio Unesc possui 24 representantes que defendem as cores do município de Criciúma nas modalidades: Xadrez feminino e masculino, atletismo, Futsal feminino e Voleibol feminino.
Confira a galeria de fotos neste link.
A Unesc tem ancorado na sua política institucional o apoio no fomento ao esporte de rendimento, por meio de bolsas de estudo. No voleibol feminino, por exemplo, todas as atletas são estudantes do Colégio Unesc e representam a instituição nos campeonatos que participam.
“Investir no esporte, é investir na educação transformadora. Nossos atletas, além de representarem muito bem a nossa Unesc, recebem uma formação de excelência e são preparados para a vida. Nos deixa muito orgulhosos presentes as conquistas dos nossos alunos nos Jesc”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
“O esporte tem um significado que vai além da competição. Representa a saúde alinhada à prevenção e vida saudável. Essa premissa está em concordância com a nossa missão institucional, que é ‘educar por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida’. Por essa razão, a nossa Unesc tem o esporte como um instrumento de transformação”, reforça.
Emoção e felicidade
Tainá não escondeu a felicidade com a medalha e em poder participar dos Jesc. Ela revela que melhorou as marcas pessoais nas duas provas e aguarda uma possível convocação para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), no Arremesso de Disco.
“Para os próximos Jesc e competições que virem busco resultados bons assim e cada vez melhores. Nada disso seria possível sem o Colégio Unesc e todo o incentivo da diretora Marcela Gava e da professora Sinara Sombrio que sempre nos apoiam. Agradeço também a minha família e a minha treinadora Mirelli Berti que também estão sempre na torcida de melhores resultados e sempre me dando incentivos e apoio”, fala.
Aos 12 anos, Catharina também enfatiza a alegria em subir ao pódio. “Jogo há cinco anos e sinto-me muito feliz com a conquista. Agora irei me preparar para as outras competições que irei participar neste ano”, cita.
Campus é palco de competições
No fim de semana, o complexo esportivo da Unesc foi sede das competições de atletismo. Conforme a Federação Catarinense de Esporte (Fesporte), organizadora do Jesc, cerca de 300 pessoas, entre técnicos e atletas, passaram pela Universidade no sábado e no domingo.
Já o Ginásio de Esporte José Antônio Carrilho será o palco das disputas de Futsal Feminino, entre 15 equipes, que ocuparão a instalação esportiva no período de 8 a 11 de agosto.