A formação acadêmica é a base necessária para um professor iniciar sua carreira na docência, mas o estudo deve ser constante para que ofereça um ensino de qualidade. É aí que entra a formação continuada de professores, que já é lei no Brasil desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e deve ser seguida pelos estados e municípios em sua totalidade, escolas públicas ou privadas. Nesta semana, a Unesc iniciou a capacitação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil de quatro municípios do Sul do estado.
“A educação é a principal ferramenta para a transformação de uma sociedade, sem falar que é um direito de todos garantido em constituição. Para isso, o professor precisa estar em constante evolução e é por meio da formação continuada que desenvolvemos técnicas e estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, além de aprimorar outras habilidades, como a de lidar com as personalidades diferentes”, explicou a coordenadora do projeto, Andrea Rabelo.
Os professores da Unesc iniciaram, nesta quinta-feira (22/7), a Formação Continuada para mais de 2.255 mil professores que estão atuando nos municípios de Balneário Rincão, São Ludgero, Forquilhinha e Criciúma. Entre os assuntos abordados na capacitação estão: a BNCC e seus fundamentos pedagógicos; a organização curricular na BNCC e o Projeto Político Pedagógico; planejamento e organização do Ensino da Matemática e da Língua Portuguesa na BNCC; alfabetização e a BNCC; os direitos de aprendizagem do ensino fundamental e Educação para relações étnico-raciais: impacto das migrações africanas e caribenhas em Criciúma.
O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, participou da abertura da formação em seu município e enalteceu a importância dos professores contarem com uma capacitação ofertada pela Universidade. “A Unesc é uma instituição que dá credibilidade a toda região, que é nossa e que é comunitária. O nosso governo tem procurado firmar parcerias com a Universidade na educação, na saúde, entre outros setores. A formação continuada é muito importante e irá agregar bastante ao trabalho de vocês”, assegurou aos professores presentes.
Para a secretária Municipal de Educação de Balneário Rincão, Jucilene Antônio Fernandes, a formação continuada traz reflexão e aprimoramento. “A formação nos faz refletir sobre nossa prática e dividir nossos anseios. Ela nos permite compreender o quão importante é essa troca de experiências e nos leva a perceber que nossa dúvida muitas vezes também é do outro. Podemos observar melhor os aspectos pedagógicos e contribuir com nossos educandos, observando seus comportamentos, e, assim, melhorar conhecimentos e saberes para nossa prática profissional”, comentou.