A região, o estado, o país e o mundo ganham oficialmente nesta quinta-feira (27/07) novos profissionais graduados em Design, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Tecnologia em Design de Moda. Todos com a marca de excelência da Unesc.
Em noite de Colação de Grau Especial, a Universidade outorgou o grau dos acadêmicos que agora são profissionais prontos ao mundo do trabalho. A responsável por colocar o capelo em cada um dos graduandos e amadrinhá-los foi a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Escolhidas pelas turmas como paraninfa, Luciane deixou uma mensagem especial aos afilhados na noite que ficará para sempre em suas memórias. “Vocês deixam de ser estudantes e tornam-se profissionais da área das Engenharias e Tecnologias. Quanta responsabilidade lhes cabe agora. No entanto, asseguro algumas questões. Em primeiro lugar, que vocês estão preparados para tal. Porque a Unesc confere a cada um de seus concluintes a qualidade acadêmica e a excelência humana para enfrentar as dificuldades da vida”, garantiu.
Em segundo lugar, Luciane pontuou aos formandos da noite que cada um sabe o quanto custou, em recursos financeiros e humanos, para chegar até o sonhado diploma, portanto podem testemunhar uns aos outros que é possível superar obstáculos e realizar sonhos.
“O terceiro ponto em que apoio estas palavras é o de que o diploma que coroa esta etapa é o registro de um bem inalienável, que nada nem ninguém poderá tirar: a formação acadêmica bem-feita”, cravou Luciane.
Como desejo aos afilhados, a reitora deixou, na verdade, um pedido. “O que lhes peço é que nunca esqueçam dos princípios nos quais se formaram; que não desistam de lutar a boa luta e que inspirem-se na vida, na alegria, na virtude e no trabalho bem-feito. Vocês são essenciais a economia e ao desenvolvimento. Não esqueçam que estamos neste mundo com um propósito. Descobri-lo e bem cumpri-lo é, talvez, o maior de nossos desafios. E o trabalho é o meio para realiza-lo”, acrescentou.
Processo de evolução
O orador da turma, Cláudio Zongo, formando do curso de Engenharia Mecânica, fez questão de, em nome da turma, agradecer a todos que fizeram parte da jornada da graduação e aos colegas que dividiram os dias de superação.
“Bons alunos não são produto de nascença, mas sim resultado de um processo de transformação. No entanto, essa evolução requer a assistência de profissionais excelentes, como os professores. Durante minha experiência na Universidade, pude testemunhar de perto o valioso trabalho que esses profissionais desempenham e o impacto positivo que têm nas salas de aula”, destacou o agora egresso, que veio da Angola para estudar na Unesc.
“Cinco anos de muito sacrifício e cá estamos para colher aquilo que plantamos ao longo desse tempo. Os desafios devem continuar, já que essa é uma primeira etapa concluída, mas ainda há muito vir”, acrescentou Cláudio, que pretende conquistar uma bolsa para cursar um Mestrado e buscará ainda novas oportunidades para adquirir experiências em solo brasileiro antes de voltar ao país de origem.
Os familiares de Cláudio e da colega Ivete Luisa Pereira Cesa, também angolana, puderam assistir toda a cerimônia ao vivo por meio da transmissão pelo canal Unesc TV no Youtube:
Galeria de Fotos: