Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Acafe

Reitora da Unesc fala sobre educação para o futuro em evento da LIDE

Aprendizagem pela experiência; aproximação da sala de aula com o setor produtivo; educação empreendedora em todas as áreas do conhecimento; e desenvolvimento de trilhas formativas para solução de problemas reais. Esses foram alguns dos temas apresentados pela reitora e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) Luciane Bisognin Ceretta, uma das convidadas a compartilhar seus conhecimentos no evento promovido pelo grupo empresarial LIDE Santa Catarina. O encontro, que teve a temática “Educação e Cidades Inteligentes para o Desenvolvimento”, ocorreu na manhã desta quinta-feira (27/07), no GNC Cinemas do Nações Shopping. 

Além da participação da reitora Luciane Bisognin Ceretta, também contribuíram com suas experiências e conhecimentos os painelistas: Aldo Garcia, CEO da Betha Sistemas; Ciro Neto, partner da 2W Ecobank; e Khaled Salama, head operacional e marketing da IDB do Brasil Trading.

Segundo Luciane esse contato e a conexão com empresários, entidades e o setor produtivo têm sido um dos principais focos da Instituição. “Participar de um evento como esse, compartilhar as experiências da nossa Universidade e conectar com outras experiências de grandes empreendedores, é um momento único de grande satisfação e relevância para o desenvolvimento acadêmico”, comentou a reitora, salientando que a Universidade também tem o compromisso com o desenvolvimento de soft skills, ou seja, habilidades alinhadas às necessidades atuais e futuras.

De acordo com ela, encontros como esses são essenciais para apresentar a Universidade e salientar sua posição de destaque a nível nacional ao figurar entre as 10 mais empreendedoras do Brasil e a mais empreendedora do estado de Santa Catarina. “Temos um forte destaque em Pesquisa, Extensão e cursos de graduação, além de mantermos um ecossistema de Inovação forte e muito conectado, como o Unesc Connect, que visa estreitar a relação com o setor produtivo. Nosso propósito é formar talentos capazes de enfrentar problemas complexos com uma visão empreendedora”, ressaltou Luciane.

 

Ouvir

A reitora enfatizou ainda a importância da educação como estratégia essencial para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis e enfatizou a importância de ouvir as necessidades dos municípios. 

Segundo ela, todas as Universidades pertencentes ao sistema Acafe compartilham dessa mesma prerrogativa com o objetivo de trabalhar em conjunto com os municípios da região para construir projetos que tragam benefícios para o futuro da comunidade, com foco na educação e na experiência dos estudantes.

 

Relevância

Para o presidente do LIDE SC, Delton Batista, o tema proposto no encontro foi de muita relevância. “Para nós, a educação é um elemento transversal. Na economia atual, que é baseada no conhecimento, o sucesso, tanto profissional quanto pessoal, depende da sólida base educacional e do desenvolvimento dos talentos. Além disso, as cidades devem se tornar mais centradas nas pessoas, buscando sustentabilidade, mobilidade e opções de entretenimento. Esse novo olhar é o olhar do futuro”, disse.

A Unesc, de acordo com ele, se destaca por adotar um olhar educacional voltado para o mercado, no qual o conhecimento contribui para solucionar desafios reais das pessoas, empresas e da sociedade. “Como embaixadora da temática ‘educação para o futuro’ no LIDE, a Unesc propõe sensibilizar as organizações, empresas e lideranças sobre a importância de colocar a educação como prioridade para alcançar o sucesso empresarial”, sublinhou Batista.

O prefeito Clésio Salvaro também esteve presente e enfatizou a importância desse tema para a cidade. “O Governo tem diversos cases de sucesso e eventos como este proporcionam a oportunidade de conhecermos outros. Acreditamos que não importa a origem de uma boa ideia, e não hesitamos em adotar exemplos positivos. Ao mesmo tempo, nos alegra ver que outras localidades também buscam inspiração em nossas iniciativas bem-sucedidas. Entre nossos parceiros, destaco a Unesc, uma colaboração que se tornou um verdadeiro case de sucesso, pois nosso propósito em conjunto é sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas”, mencionou.

O Superintendente do Nações Shopping, Mário Gaidzinski, destacou a importância do evento e as parcerias, por meio de ações como essa, que se tornam essenciais para o desenvolvimento da região. “É extremamente gratificante sediar um evento desses no empreendimento. Abordar temas como comunidades, cidades inteligentes e ecossistema de inovação, é algo que nos entusiasma. Acreditamos que a educação é um pilar fundamental em tudo isso. Ela é a base de todos os avanços e o LIDE tem feito um excelente trabalho ao conectar a educação ao empresariado”.

 

Falas

O especialista Khaled Salama, head operacional e marketing da IDB do Brasil Trading, apresentou o painel “ESG e Cidades Inteligentes”, um tema evidente nas discussões do LIDE e no meio empresarial. Ele fez um paralelo entre a ESG, ou seja, as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade, e a conclusão disso como um fomento da educação e das cidades inteligentes.

“Nosso objetivo é incentivar os empresários a implementarem políticas ESG em suas empresas, buscando assim gerar consequências positivas. Encaramos o LIDE como um centro de oportunidades de negócios que possibilitará esse crescimento conjunto”, pontuou.

Ciro Neto, partner da 2W Ecobank, abordou a importância da educação para que empresas de pequeno e médio porte possam se posicionar de forma adequada neste novo mercado. “O princípio fundamental de nossa empresa é democratizar o acesso à energia limpa e sustentável. É cada vez mais essencial que pequenas e médias empresas, assim como órgãos públicos, proporcionem aos seus consumidores e clientes o acesso a uma energia limpa e sustentável em seu dia a dia. Nossa missão é conscientizar sobre a importância dessa causa e permitir que os empresários de pequeno e médio porte tenham a possibilidade de adentrar nesse novo mercado, ajustando suas estratégias para usufruir dos benefícios que essas boas práticas trazem.”

O empresário Aldo Garcia, CEO da Betha Sistemas, falou da temática “Cidades Inteligentes”. “O propósito da Betha está diretamente alinhado com o tema central do evento. Apresentamos as soluções tecnológicas mais avançadas que desenvolvemos para a gestão pública e como elas impactam positivamente a vida das pessoas. Trouxemos casos de sucesso e demonstramos os serviços que estamos oferecendo ao mercado”. Ele enfatizou que o conceito de cidades inteligentes vai além da tecnologia, sendo essencial que sejam também eficientes em suas operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *