Criciúma se prepara para receber a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, evento que visa abordar questões relacionadas à alimentação, democracia e equidade na cidade. O encontro, que tem o lema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, ocorrerá nesta quarta-feira (26/07), das 13h às 18h, no Auditório Edson Rodrigues, Bloco P, da Unesc, e é aberto ao público em geral.
Entre os temas a serem discutidos nos debates estão: Agricultura Familiar e Produção de Alimentos; Agroecologia; Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional; Participação Social; Educação Alimentar e Nutricional; Ações de Saúde; Vigilância Nutricional e Assistência Social; o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; Direito Humano à Alimentação Adequada; e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma.
“A participação na Conferência é aberta a todas as instituições e cidadãos interessados no tema, não sendo cobrada taxa de inscrição. A presença e envolvimento da sociedade são essenciais para a construção de soluções democráticas e inclusivas em relação à segurança alimentar e nutricional da população de Criciúma”, aborda a presidente do Conselho Municipal e coordenadora adjunta do curso de Nutrição da Universidade, Rita Ribeiro.
Discussões
Os professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) da Unesc, Antonio Augusto Schafer e Fernanda Meller, estarão presentes e apresentarão dados importantes sobre a (In)Segurança Alimentar e Nutricional no município.
“Suas contribuições são de suma importância para a formulação de estratégias efetivas no combate às questões relacionadas à alimentação e nutrição na região”, reforça Rita.
A Conferência é uma iniciativa que segue as diretrizes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e é organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, juntamente com a Universidade e a Prefeitura de Criciúma.
Além disso, conforme ela, o evento terá um papel crucial no cenário nacional, pois elegerá delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual, marcada para ocorrer em outubro. Esse evento estadual é uma etapa determinante para a seleção de representantes que irão participar da Conferência Nacional, prevista para ocorrer em dezembro.
Cadeira no Conselho Estadual
A partir deste ano, a Universidade também terá cadeira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) 2023 -2025. A posse dos novos membros será dia 8 de agosto, em Florianópolis, às 14h. Farão parte do Conselho, as professoras Rita e Fabiane Fabris, coordenadora do curso de Nutrição da Instituição.