Há 55 anos, a Unesc contribui com a formação sólida e de excelência, o que torna os egressos, nos seus respectivos campos de atuação, capazes de intervir de forma positiva na realidade das pessoas.
A partir da noite desta sexta-feira (14/07), 60 novos formados entram neste rol e estão prontos para atuar no mercado de trabalho, colaborando com a sociedade da região, do estado e do país.
Ao cumprimentar os novos médicos, médicas e seus familiares, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu por confiarem à Universidade um dos seus mais importantes projetos da vida.
“Todos foram muito bem formados e estão prontos para o exercício profissional. Vocês concluíram agora uma etapa importante da vida e nos sentimos orgulhosos por terem escolhido para a sua formação uma das mais sólidas e reconhecidas universidades do estado de Santa Catarina. No seu processo de trabalho vindouro, vocês terão glórias e terão dias intensos de lutas. Nos tempos de glória, não esqueçam dos irmãos menos afortunados que passam pelas mais diversas dificuldades. Como todos nós, eles possuem alegrias e mazelas. Lutem pelo desenvolvimento social e tecnológico de nosso país, respeitando sempre as liberdades individuais”, comentou Luciane ao se dirigir aos formandos.
“O Curso de Medicina, que forma profissionais absolutamente destacados em todas as áreas de atuação profissional, apresenta uma equipe de professores de excelência; uma das melhores e mais bem equipadas clínicas médicas das universidades do país, sendo ampliada neste momento, com projetos de Pesquisa e de Extensão destacados. A Unesc que temos hoje é uma Instituição comprometida, ao mesmo tempo, com a excelência acadêmica e com o seu papel social. Aos 55 anos, a Unesc é uma Universidade plenamente consolidada”, acrescentou.
A reitora ainda fez questão de ressaltar a importância do momento. “Este é um dos momentos mais bonitos e significativos de uma Universidade. O momento em que retorna a sociedade não só novos profissionais, mas seguramente melhores cidadãos. A partir de agora vocês se tornam profissionais da área da saúde e trabalharão muito pela preservação da vida; pela correta gestão dos serviços de saúde; pela pesquisa com ética; pela atuação no campo da clínica com inteligência e sabedoria. Adotem, por isso, o compromisso com os valores de uma sociedade justa”, disse.
“Recomendo a todos que trabalhem bem, com afinco e maestria; mas não esqueçam da satisfação interior e do crescimento pessoal. E continuem a estudar, pois serão eternos aprendizes, sobretudo na profissão que escolheram. Oferecemos a vocês mais que uma graduação: uma formação sólida, de excelência, pautada no compromisso com a transformação da sociedade, com o exercício da crítica livre, com a construção de novos saberes, com as artes e com a cultura. Valores esses que são inegociáveis e que conformam a boa sociedade”, completou.
Ao lado de pessoas especiais
Em meio a tantos momentos especiais, uma surpresa: muitos formandos receberam o canudo das mãos de pais, mães, tios, irmãos e noiva. As histórias dos últimos seis anos de curso foram lembradas pelos oradores Gabriela Machado Goulart e Luiz Vicente Antunes Zapelini.
“Com o tempo aprendemos a levar uma vida mais leve. Esta vitória também é de todos os nossos professores, porque mesmo nos momentos mais difíceis, eles mostraram uma superação sobre-humana”, complementou Luiz.
“O carinho que se criou entre a turma permanece. O tempo passou e o passado sempre será lembrado e as histórias que agora citamos é uma pequena parte de tudo que vivemos”, completou Gabriela.
A paraninfa, professora Cassiana Mazon Fraga, ao se dirigir à turma, deixou mais alguns ensinamentos, além daqueles repassados ao longo do curso.
“Ensinar Medicina é gratificante. Antes de ser professora, sou médica e nisso estamos agora igualados. Tenho orgulho de agora ter vocês como meus pares. Esta cerimônia fica marcada na vida de todos porque marca a conclusão de uma caminhada. Significa o fim do sexto ano, mas o sétimo começa na segunda-feira”, relatou.
Confira a galeria de fotos neste link
Além de Criciúma, os formandos da noite vieram de cidades como Nova Veneza; Orleans; Lages; Florianópolis; além de estados como Rio Grande do Sul; Piauí; Minas Gerais; Paraná; entre outros.
Após o recebimento do canudo e com o capelo sobre a cabeça, um dos momentos de maior emoção foi a homenagem aos pais. Entre abraços, beijos e lágrimas, eles receberam uma flor dos filhos.
Excelência
Durante a cerimônia, a reitora ainda lembrou que a Unesc tem como missão “Educar, por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”, e apresenta um projeto pedagógico para formação de excelência pautado nos princípios inovadores dos tempos atuais.
“Nossos cursos de graduação são muito bem avaliados pelo MEC, com conceitos entre quatro e cinco de um máximo de cinco. Nosso curso de Medicina, inclusive, é referência nacional figurando entre os cursos mais bem conceituados do país com avaliação máxima no MEC. Os nossos programas de Mestrado e Doutorado têm formado grandes pesquisadores e cientistas, com mais de 500 projetos de iniciação científica. Nossa Extensão está representada por mais de 200 projetos, presente em todos os 45 municípios do Sul de Santa Catarina”, citou.
“No último ano figurou como a marca mais lembrada em educação superior recebendo o prêmio top of mind. Recebeu pela sexta vez consecutiva o reconhecimento da Alesc em Responsabilidade social e no último ano, recebeu também o destaque máximo da própria Alesc. Além disso, é a Universidade mais empreendedora do estado e está entre as cinco mais empreendedoras do Brasil entre as não estatais. Contribuímos todos os dias com o desenvolvimento sócio econômico, cultural e ambiental da nossa região e do nosso estado. Somos uma referência na área da saúde”, falou.
Em mais de cinco décadas de existência, a Unesc já formou em torno de 50 mil pessoas, possuindo, atualmente, 15 mil acadêmicos; 57 graduação e 51 cursos de Pós-Graduação, sendo 38 especializações; oito mestrados e cinco Doutorados, além do Colégio Unesc; da Unesc Tec e da Unesc Virtual, com ensino na modalidade EAD e nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).