Acadêmicos da segunda fase do curso de Ciências da Computação apresentaram, na manhã deste sábado (08/07), os trabalhos realizados durante o semestre no Projeto Integrador. Iniciada em 2019, a proposta envolve as disciplinas de Sistemas Digitais, Funções e Derivadas, Laboratório de Programação e Design de Interação para a criação de um projeto que reúna todas estas áreas.
Neste semestre, o objetivo dos acadêmicos era realizar o planejamento, programação e construção de um veículo controlado por um dispositivo móvel. Os estudantes se apropriaram dos conteúdos teóricos aprendidos durante o período letivo e puderam utilizá-los na prática, construindo do zero um protótipo.
Na apresentação dos projetos, realizada no Centro de Convivência da Unesc, seis grupos mostraram aos professores seus veículos e explicaram o processo de criação, a programação envolvida no projeto e as maiores dificuldades que encontraram durante a construção do protótipo.
O coordenador do curso de Ciências da Computação da Unesc, Luciano Antunes, afirma que o curso pretende aumentar o âmbito do projeto já nos próximos semestres. “A partir de agora, com a curricularização da Extensão, o Projeto Integrador fará parte da grade curricular da segunda até a sexta fase”, explica o docente, destacando que a proposta é uma grande chance para os estudantes utilizarem os conhecimentos de sala de aula. “É uma oportunidade para os acadêmicos colocarem em prática tudo aquilo que fizeram durante o semestre letivo”, completa Luciano.