Os integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc participaram do Encontro de Autoavaliação dos Docentes e Discentes na manhã desta quinta-feira (6/07). O evento contou ainda com palestra do coordenador da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ângelo Ricardo de Souza.
“O PPGE promoveu esta iniciativa com o propósito não só de ouvir o professor Ângelo, mas também para que pudéssemos interagir sobre o assunto. O Programa de Pós-Graduação em Educação foi criado e teve a sua recomendação pela Capes em 2004. Ao longo do tempo construiu uma rica trajetória com mais de 380 matrículas, sendo que mais de 300 pessoas já foram titulados mestres em Educação. Neste ano também tivemos a nossa primeira defesa de tese”, contou a coordenadora do PPGE, Ângela Cristina Di Palma Back.
“Este é o impacto de uma Instituição de Ensino, sobretudo com a identidade de uma Comunitária que forma e transforma a sua região de abrangência, contribuindo para minimizar as assimetrias regionais”, acrescentou.
Ângela ainda mencionou que trazer o coordenador da Capes para a Unesc é extremamente relevante, pois permite obter uma compreensão mais aprofundada da subjetividade envolvida no processo de avaliação.
“Isso traz um significado adicional, uma vez que o esclarecimento é alcançado. Consequentemente, passamos a analisar os instrumentos de avaliação, em particular a ficha de avaliação, de forma mais objetiva e com um sentido mais claro. Essa iniciativa é de suma importância, pois nos ajuda a nos posicionar e a nos compreender do ponto de vista acadêmico”, mencionou.
Ampliação
O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Ismael Gonçalves, revelou que a intenção é estender a ação aos demais Programas de Pós-graduação como uma forma de diálogo com as entidades avaliadoras, neste caso, a Capes.
“A ideia desta conversa é fortalecer os programas a partir da compreensão dos processos que integram a avaliação da Capes. Este diálogo com a coordenação da área é importante pois fornece um panorama dos programas. A nossa Instituição tem a pós-graduação stricto sensu como elemento central para o desenvolvimento regional, já que a Unesc é uma Universidade Comunitária com características públicas que nasceu da vontade da sociedade e cumpre um espaço de interiorização da educação no sistema nacional”, citou.
Concepção
Durante a sua explanação Ângelo Ricardo de Souza focou no tema “A Pós-graduação em educação: concepção de educação, processos de autoavaliação e ações de fortalecimento do programa”.
“A avaliação que fizemos na Capes é externa, ou seja, de qualidade ou de resultado dos programas de pós-graduação. Não é sobre processo. Só a autoavaliação pode ser sobre o processo e são nestas visitas que temos condições de orientar sobre como olhar para isso e também percebemos como tudo está sendo tratado”, comentou.
“Passar pelos programas é importante para fazer este diálogo mais de perto possível, conhecer as pessoas, a sua realidade na forma que está inserida no contexto social. A pandemia nos impediu de realizar as visitas, impedindo este tipo de contato e é muito bom voltar a viajar, conhecer as inovações, as experiências, os territórios e as dificuldades”, finalizou Souza.