O Parque Altair Guidi, em Criciúma, foi palco de mais uma ação comunitária do projeto “Transformando Vidas”, no sábado (1º/07). Essa iniciativa, organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, teve como propósito contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, abrangendo diversos aspectos do Desenvolvimento Regional.
O objetivo principal da atividade foi fornecer medidas de prevenção contra doenças infecciosas e conscientizar sobre a importância da vacinação aos frequentadores do parque. A supervisão das atividades ficou a cargo da professora Geiziane Laurindo de Morais, em colaboração com bolsistas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex) da Unesc.
Os bolsistas abordaram as pessoas que circulavam pelo parque e distribuíram panfletos com informações sobre medidas de prevenção de doenças infecciosas, com ênfase na gripe, além de reforçar a conscientização sobre a importância da vacinação. Também foi destacado o cuidado necessário para evitar a proliferação do mosquito da dengue, enfatizando os cuidados dentro das residências para evitar possíveis criadouros.
Ao todo, 154 pessoas foram abordadas e receberam essas orientações. A expectativa é de que essas ações tenham sido efetivas e que as pessoas tenham adquirido consciência sobre a importância dessas medidas de cuidado em relação a essas doenças, além de terem atualizado suas vacinas contra a gripe.
Além disso, a ação contou com a participação da Liga Acadêmica de Fisiologia do Esporte (LAFE), composta pelos cursos de Biomedicina, Educação Física, Medicina e Nutrição. A LAFE promoveu atividades esportivas, como exercícios de alongamento e mobilidade, corrida, futebol e jogos recreativos, levando energia, diversão e bem-estar aos frequentadores do parque.
A Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, professora Fernanda Sonego, expressou sua felicidade em poder interagir diariamente com as pessoas e colaborar com aqueles que contribuem para a região.
Ela ressaltou a gratificante parceria com a Prefeitura e destacou que a Universidade continua cumprindo sua missão institucional de auxiliar todas as pessoas na prevenção de doenças e promoção da saúde. “Essas ações são de suma importância, pois fazem parte de um projeto institucional que visa trabalhar em conjunto com a comunidade, promovendo a saúde e a prevenção de doenças”, disse Fernanda.