Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Atualidades

Unesc recebe Congresso Metodológico da Copa Criciúma Sub-17 e vislumbra novas parcerias 

O Congresso Metodológico da Copa Criciúma Sub-17 encerrou na noite desta quarta-feira (28/06) na Unesc. Após a manhã de intenso aprendizado com painéis com foco em diferentes temáticas, o fechamento da programação se deu com duas palestras nas quais foi possível vislumbrar importantes perspectivas para o esporte nacional.

O destaque ficou por conta da presença do chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Lúcio Flávio Vale da Silva, e do executivo das Categorias de Base do Internacional de Porto Alegre, Gustavo Grossi.

Receber as autoridades do esporte para tratar sobre temas tão importantes e que se interligam com a Universidade, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, mostra mais uma vez a potência da Universidade ligada às demandas da região e do país. “Nós temos entre as nossas bandeiras o incentivo ao esporte e, mais que isso, o propósito de mudança de vida por meio dele. Apoiar um evento como este, receber as lideranças e vislumbrar novas possibilidades, portanto, não poderia ser mais valioso para todos nós”, garantiu.

Vínculos reforçados

Após conhecer a estrutura da Unesc e alguns dos projetos realizados por meio da Instituição, o representante do Ministério do Esporte fez questão de destacar ao público presente as excelentes impressões que leva da Universidade, assim como o desejo emergente de que a ministra Ana Moser também conheça pessoalmente todo o universo de possibilidades presentes no mesmo espaço.

“Saio impressionado com tudo o que vi desde a estrutura, as possibilidades de projetos, a escola, a Universidade em si. Estou muito empolgado para trazer a ministra aqui o mais rápido possível para ver de perto todas essas possibilidades, pois neste espaço vejo exatamente aquilo que temos vislumbrado no Ministério: a conexão entre esporte, cultura e educação”, afirmou Lúcio Flávio.

“Foi muito bonito ver que todos aqui, do mais simples cargo até o mais alto, têm muito carinho e apreço pela Universidade. Isso é algo que nunca vi e que fala muito sobre o sucesso da Instituição”, completou ainda.

Acompanhado por acadêmicos, professores, atletas e profissionais da área do futebol, o encontro foi encerrado com a fala do executivo do Internacional, que abordou a temática “América do Sul: Fábrica de Talentos”. 

Entre as inspirações deixadas por Gustavo, esteve a importância da preparação do atleta além das quatro linhas. “Quanto mais trabalho, quanto mais sonham e treinam, mais chances, mas não basta só jogar bola. Tem que estar preparado para trabalhar, para estudar e para ser atleta de futebol”, alertou.

 

Confira aqui a Galeria de Fotos da noite de Congresso

Oportunidade para toda a região

Ao longo dos eventos do dia, o coordenador técnico das categorias de base do Criciúma Esporte Clube (CEC), Guilherme Bossle, responsável pela Copa, compartilhou a alegria e a responsabilidade de sediar um Congresso de tal magnitude.

“Um evento como este é uma oportunidade não só para as equipes mostrarem seus centros de treinamento e toda a sua estrutura. A intenção é abordar temas relevantes, para ampliarmos nossos conhecimentos e estabelecermos contato”, afirmou Bossle.

Quem também expressou a gratidão pela presença de todos e enfatizou a importância desse encontro com grandes clubes foi o técnico do CEC, Cláudio Tencati, que lembrou ainda do percurso percorrido até o momento e falou da missão com o esporte. “Essa é uma missão maravilhosa e temos que preservar a essência do futebol, para que ela não se perca”, sublinha.

O presidente do Clube, Vilmas Guedes, participou do Congresso e já adiantou a expectativa para a próxima Copa Criciúma. “Essa é uma experiência que valoriza o nosso esporte e o esporte Sul Americano. Obrigado a todos por compartilharem conosco esse projeto. A Copa Criciúma 2024 é logo ali”, adiantou.

 

Cases compartilhados

Ainda pela manhã, na abertura do evento, profissionais do Criciúma Esporte Clube (CEC); do Coritiba; do Grêmio; do São Paulo; do Internacional; do Sport Recife; do Talleres; e do Newell’s Old Boys, participaram de diversas palestras com assuntos pertinentes à área. 

O encontro ocorreu no Miniauditório do Bloco P, e contou com temas, como: Treino Eventual; Organização Ofensiva e Defensiva; Força Aplicada às Categorias de Base; Captação de Atletas; Controle de Cargas; Transições; e Rondos e Jogos Reduzidos.

Assim como no evento à noite, o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, ressaltou a importância do apoio ao esporte como um impulsionador também do turismo. Ele destacou que o esporte não apenas reúne famílias e amigos, proporcionando prazer, mas também serve como um incentivo para despertar novos talentos e impulsionar carreiras.

Confira aqui a Galeria de Fotos da Abertura do Congresso

O evento

A Copa Criciúma Sub-17 conta com seis clubes do Brasil e dois da Argentina. As equipes foram divididas em dois grupos com quatro times. “O apoio da Unesc é fundamental nesta iniciativa, além de também levar conhecimento aos acadêmicos. Em mais de 18 anos de atuação no futebol de base nunca presenciei uma iniciativa assim, onde cada clubes trata de um tema específico, proporcionando conhecimento aos demais participantes”, destaca ainda Bossle.

A competição é organizada pelo Criciúma Esporte Clube e recebe jogos no Centro de Treinamento Antenor Angeloni e no Estádio Municipal de Cocal do Sul. Os ingressos para acompanhar as partidas são adquiridos por meio da doação de um quilo de alimento não perecível ou um produto de limpeza.

 

Confira o Congresso Metodológico transmitido ao vivo no canal da Unesc TV no Youtube:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *