As disciplinas de Atividades Rítmicas, Ginástica e Lutas, do curso de Educação Física, promoveram na noite de segunda-feira (26/06), no auditório Ruy Hülse o “Festival Cultura do Movimento”. O evento tem como objetivo a formação de professores e a demonstração do desempenho dos alunos do curso, sob um aspecto não competitivo, na busca do desenvolvimento rítmico, técnico e artístico, explorando a consciência corporal do movimento através da teoria atrelada à prática.
O Festival foi organizado pelas professoras Carolina Barbosa, Viviane Candiotto e pelo professor Romulo da Graça. Segundo Carolina,essa atividade foi importante para exercitar os ensinamentos de sala de aula. “Tudo que os nossos alunos aprenderam durante o semestre foi concretizado através das 23 apresentações deste evento. Esta proposta surgiu na reunião dos professores para que juntássemos as disciplinas corporais, de movimentos rítmicos, culminando em um encontro com todas as apresentações juntas. Além dos estudantes, também tivemos a participação de grupos convidados”, explicou.
Para o coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio, este é o diferencial da Graduação Multi: oportunizar aos acadêmicos diferentes formas de aprendizagem a partir de suas experiências. “Além disso, eventos como esses aproximam o estudante de suas ações, o que é importante para sua formação: ter a prática como componente curricular, assim como a Extensão Universitária. Em nome do curso só temos a agradecer o engajamento e comprometimento dos professores e estudantes, na certeza de que teremos novas edições”, salientou.
A noite foi repleta de diferentes performances, nas quais os acadêmicos tiveram a oportunidade de apresentar seus talentos nas ginásticas rítmicas, de academia e artística. Foram apresentados ritmos como: jazz, ballet, contemporâneo e danças de salão, além de performances de karatê.
Confira aqui a Galeria de Fotos
Filha e mãe no palco
A acadêmica da segunda fase Kênia de Souza Lúcio considera importante o Festival, pois possibilita a execução da teoria em seus vários aspectos. “Tudo que aprendemos neste semestre é apresentado e, com isto, vamos aperfeiçoando nossos conhecimentos. Aqui temos a oportunidade de apresentar todas as formas de dança que aprendemos, inclusive no desenvolvimento de coreografias próprias”, pontuou.
“Para mim, também foi uma noite muito especial em poder assistir minha mãe, a Maricleia de Souza Lucio e o seu par, Amauri Cardoso de Aguiar, se apresentarem na dança de salão, enriquecendo ainda mais o nosso evento”, acrescentou.