No dia em que instituições do mundo todo realizam ações pela campanha “Support. Don’t Punish”, traduzida para o português como “Acolha. Não Puna”, o programa de Residência Multiprofissional da Unesc, lançou a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Álcool e Drogas (Lamad). O evento realizado, na noite de segunda-feira (26/06), no auditório Edson Rodrigues, contou com uma roda de conversa para falar sobre o assunto.
O evento foi prestigiado pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, que na oportunidade transmitiu, em nome da da reitora Luciane Bisognin Ceretta, os parabéns aos integrantes da Liga pela iniciativa e pela ousadia em abordar temas que precisam de discussão e que envolvem a família e a comunidade.
“O papel da Universidade é trazer a reflexão sobre os diferentes desafios que temos na sociedade. O álcool e as drogas são assunto de longa e traz uma série de preocupações tanto nas questões socioemocionais, mas também na qualidade de vida das pessoas. A Liga visa acolher essas pessoas que sofrem desse tipo de condição e os estudantes da Residência Multiprofissional, fizeram essa proposição para criar este instrumento acadêmico para trabalhar o acolhimento e não a punição dos dependentes do álcool e das drogas. Estamos muito felizes porque mais uma vez, a Unesc protagoniza um movimento de inclusão, de acolhimento e de respeito, oferecendo a proposição para encontrar caminhos para a prevenção e para a cura das pessoas que são muitas vezes excluídas e nem sempre conseguem um espaço para serem ouvidas”, avaliou.
A professora Lisiane Tuon, representando a coordenação das Residências Multiprofissionais (Coremu), também se fez presente, apoiando a iniciativa dos residentes.
O objetivo da Lamad é ampliar o debate e o olhar para quem faz uso de álcool e outras drogas, assim como discutir as práticas e políticas existentes. Segundo a presidente da Liga, Isabela Bortolatto Matiolla, psicóloga e residente do Programa de Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, a liga acadêmica é um espaço para debates.
“A Lamad é uma construção acadêmica além da sala de aula e o diferencial dela é discutir um tema específico com um grupo que tem o mesmo interesse. Serão discussões aprofundadas e com muito conhecimento. Enquanto residentes, a abordagem é diferente, porque estamos em um cenário de práticas que não são discutidas na graduação. Precisamos conversar academicamente sobre isso, questionar e construir um pensamento crítico sobre a dependência do álcool e das drogas”, comentou.
Após a oficialização da Liga, foi realizada uma roda de conversa com a psicóloga, professora e doutora em Saúde Coletiva da Unesc, Larissa de Abreu Queiroz e do presidente da Associação de Usuários, Familiares e Profissionais de Saúde Mental de Criciúma, Vandercarlos Cardoso
Larissa abordou as políticas públicas referentes a álcool e outras drogas, incluindo temas como tratamento, acolhimento e atualizações das legislações. Já Vandecarlos falou sobre o cuidado e o acesso aos serviços da rede de atenção psicossocial.
Apresentação artística
Para abrilhantar o evento, a abertura teve a apresentação da Banda Velho Samba, formada por usuários do CAPS II AD, do bairro Santa Luzia, em Criciúma.
Inscrições Abertas
Os acadêmicos que tiverem interesse pelo assunto e quiserem participar da Liga podem fazer sua inscrição clicando aqui ou pelo QR Code abaixo. Os interessados têm até o início do próximo semestre para confirmar presença. Todos os estudantes, seja de graduação ou pós-graduação da Unesc, podem participar.
Diretoria
Presidente: Isabela Bortolato Mattiola
Vice-Presidente: Laíse Dimer Sant’ana da Rosa
Secretária: Cintia Tournier
Vice-secretária: Bruna Karolini Vronski Rocca de Araujo
Tesoureira: Karoline Pessoa Rezadori
Diretora de Marketing: Ana Beatriz da Mota de Souza do Nascimento
Diretora de Eventos e Produção Científica: Jainy Colares dos Santos
Professora Orientadora da Liga: Larissa de Abreu Queiroz