Professoras pesquisadoras da Unesc participaram de uma agenda especial na manhã desta terça-feira (27/06) para discutir e se informar sobre o programa “Para Mulheres na Ciência”. O programa, que está com inscrições abertas, é realizado pela L’Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), e tem como objetivo promover e reconhecer a participação das mulheres na ciência, buscando equilibrar os gêneros no cenário científico brasileiro.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a Unesc já foi reconhecida seis vezes nesse programa, o que demonstra o compromisso da Universidade em apoiar e incentivar a participação das mulheres na ciência.
“Ações como essa não apenas valorizam o trabalho árduo e a dedicação dos pesquisadores, mas também proporcionam visibilidade e oportunidades adicionais de colaboração e financiamento para pesquisas futuras”, destaca Luciane.
“Incentivar a participação dos professores pesquisadores em prêmios renomados é fundamental para promover uma cultura de Pesquisa e Inovação, incentivando a excelência acadêmica, a descoberta de novos conhecimentos e o desenvolvimento de soluções para os desafios enfrentados pela sociedade”, complementou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
Uma das principais ações do programa, segundo a integrante do setor de comunicação da L’Oréal, Cândida Andrade, é conceder bolsas-auxílio para jovens pesquisadoras nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática. A cada ano, sete pesquisadoras são selecionadas para receber uma bolsa de R$ 50 mil cada, a fim de auxiliá-las em seus estudos e pesquisas. “Nesses 18 anos já foram premiadas 117 mulheres cientistas”, reforça Cândida.
Inscrições
As inscrições do programa vão até o dia 17 de julho e as vencedoras serão conhecidas no segundo semestre deste ano. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 1º de janeiro de 2015, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos.
Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos.
“Acreditamos que a ciência é a chave para solucionar os enormes desafios do mundo atual”, acrescentou Cândida.
Participação
As professoras da Unesc e que já foram vencedoras ao prêmio também expuseram sua felicidade com a conquista. “Esse prêmio foi muito importante para a minha carreira. A L’Oréal é especial para mim e mudou a minha vida”, disse Tatiana Barichello. “Esse prêmio te faz sentir valorizada”, acrescentou a professora da Instituição, Josiane Budni.
A Assessora Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia também participou do encontro.
Vencedoras da Unesc
2009 – Alexandra Ioppi Zugno do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS);
2010 – Patrícia Shuck que à época atuava no PPGCS;
2011 – Tatiana Barrichello do PPGCS;
2012 – Gislaine Zilli Réus do PPGCS;
2013 – Clarissa Martinelli Comim (Egressa da Unesc);
2019 – Josiane Budni do PPGCS.
Saiba mais em: https://www.forwomeninscience.com/challenge/show/77