O reconhecimento de um trabalho feito a muitas mãos com resultados que vão além do que é possível mensurar. Este foi o sentimento de quem acompanhou a sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em homenagem aos 55 anos da Unesc na noite desta quarta-feira (21/06).
O auditório que leva o nome do então prefeito responsável por assinar a lei que criara a antiga Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), engenheiro Ruy Hülse, foi o palco da homenagem proposta pelo deputado Rodrigo Minotto, 2º vice-presidente da Alesc. A cerimônia contou com a presença de lideranças estaduais e municipais, professores, acadêmicos, representantes da sociedade civil e membros da comunidade.
Prestigiado, o evento contou com homenagens e reconhecimento à história da Fundação que nasceu por vontade da comunidade e hoje é uma das grandes potências em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, além de reverberar todo esse potencial em ações diretamente voltadas à comunidade de toda a região. Lideranças do passado e atuais, assim como colaboradores com reconhecida contribuição à Universidade, em nome de toda a comunidade acadêmica, receberam honrarias na noite de celebração.
“A Unesc alcançou a marca dos 55 anos, sendo reconhecida e vibrante. É um privilégio ser a reitora desta Instituição, trabalhando com uma equipe dedicada que cuida com zelo da nossa Universidade em todos os setores e recantos desta grande Universidade. É um dia especial para celebrar com a sociedade e comemorar esta data tão significativa”, agradeceu a reitora Luciane Bisognin Ceretta, destacando em especial, o deputado proponente da Sessão.
“A Unesc que temos hoje é uma Instituição plenamente consolidada, internacionalizada, que busca constantemente as melhores práticas nas suas conexões com Instituições do mundo, mas para aplicá-las em prol do desenvolvimento da região Sul. Essa Universidade Comunitária sem fins lucrativos, de origem pública, embora não estatal, que reinveste os seus resultados na própria comunidade acadêmica e nos tantos projetos, programas e serviços que melhoram a vida das pessoas, completa 55 anos e carrega consigo a história e a tradição, ao mesmo tempo que se renova e inova a cada momento”, enfatizou.
O autor da homenagem, deputado estadual Rodrigo Minotto, expressou o carinho e a admiração por tudo o que a Universidade representa para a região e mencionou o legado e o destaque da Instituição na atuação na formação de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, a justiça social e a busca incessante pelo conhecimento.
“Por meio de seus cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, a Universidade tem promovido a disseminação do saber, estimulando o pensamento crítico e fomentando a pesquisa científica e tecnológica. Com projetos e parcerias, a Universidade tem sido referência, levando o conhecimento para além dos muros acadêmicos e impactando positivamente a vida das pessoas”, disse, acrescentando os aspectos social, cultural e econômico da região com os quais a Instituição contribui diretamente.
Nesta quinta-feira (22/06), data oficial do aniversário da Unesc, um culto ecumênico seguido de corte de bolo marcam a celebração com a comunidade acadêmica a partir das 18h30.
Confira ainda as demais ações programadas em alusão aos 55 anos da Unesc em www.unesc.net/unesc-55-anos.
Merecido reconhecimento
Em nome dos homenageados da noite, o ex-diretor-presidente da Fucri e primeiro reitor da Unesc, Edson Rodrigues, lembrou com carinho e apreço de detalhes da atuação das pessoas que trilharam o caminho construído até hoje.
“Mais do que fatos e acontecimentos, são pensamentos, intenções e emoções que construíram a nossa Unesc, com uma enormidade de atores e protagonistas que nos fizeram chegar até aqui. Diante do caráter coletivo da realidade e das realizações humanas, muitos ganham proeminência e destaque pela visão, pela atuação e priorização dos interesses da comunidade no mais das vezes, em detrimento de suas próprias vidas, de suas famílias, para lidar com o que é de interesse de muitos”, salientou Rodrigues.
“Entre tantos que construíram e constroem nossa Unesc merecem destaque pela imprescindível atuação, desprendimento e abnegação, numa dedicação desinteressada, movidos apenas pela necessidade de assegurar que a nossa Unesc pudesse cumprir sua razão de ser, servindo com competência e assertividade aos que convivem e compartilham nossa missão, destacamos os nomes que representam toda comunidade Unesquiana”, acrescentou Rodrigues, que ainda fez questão de citar os nomes do demais homenageados da noite.
Rodrigues fez questão ainda de salientar o trabalho desempenhado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta na atualidade. “Uma mulher visionária, forte, assertiva, sensível e humanitária que com presteza dirige esta instituição em águas mansas ou tempestades com a mesma lucidez, sabedoria e justiça encarnando o Servir na plenitude e essência da palavra. À nossa reitora nossa mais profunda gratidão”, pontuou.
Confira aqui a Galeria de Fotos da noite
Parceria forte e imprescindível
O prefeito Clésio Salvaro expressou profunda gratidão a todos que, ao longo do tempo e da história, dedicaram o melhor de si para fortalecer a Universidade e ressaltou a importância vital da Unesc para a cidade e para o estado como um todo.
“Reconheço a sorte de ter tido a oportunidade de ser chefe do Poder Executivo e contar com a parceria de uma Universidade que desenvolve projetos de extrema relevância para a comunidade. Ela é comunitária, plural, inclusiva e participativa e por isso tem que receber todo o respeito e admiração por todas as transformações de vidas, pessoas e regiões que tem proporcionado”, mencionou Salvaro.
A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Gabriela Minhos aproveitou a oportunidade para salientar a união e os princípios fundamentais da Universidade, que são direcionados para melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
“Evidenciamos com orgulho que todas as nossas atividades são realizadas em prol da comunidade, com a união e dedicação de cada um. Trabalhamos diariamente, de mãos dadas, em serviços sociais e iniciativas que têm como objetivo aprimorar o ser humano na sociedade”, afirmou.
Confira o que falaram as demais autoridades
“Defendo com convicção o impacto transformador que a Unesc exerce na vida das pessoas. A trajetória histórica da Unesc engloba todos os valores defendidos. Parabéns, Unesc, pelos seus 55 anos” – Deputado estadual Tiago Zilli.
“Este é um momento verdadeiramente histórico. Reconhecemos o poder de transformação social que a Unesc tem exercido ao longo desse período e esperamos que mais conquistas sejam alcançadas no futuro” – Deputado estadual Marquito.
“Enviamos nossos parabéns repletos de reconhecimento pela perseverança e resistência. Continuaremos unidos em prol de uma educação de qualidade, democrática e participativa, como sempre foi o propósito da Unesc e das universidades comunitárias. Defender as universidades comunitárias é defender o nosso estado. Juntos, seguiremos nessa luta” – Willian Domiciano, que representou a União Catarinense dos Estudantes.
“É uma imensa satisfação estar presente em nome do deputado estadual Júlio Garcia. Comemorar um momento tão especial como este é uma verdadeira honra. A Unesc desempenha um papel essencial no progresso do município, sendo um agente transformador por meio da educação” – Presidente do Legislativo de Criciúma, vereador Salésio Lima.
“Tenho uma grande admiração pelos impactos gerados pela Universidade Comunitária. É um modelo que não apenas precisa ser fortalecido, mas também admirado por todo o desenvolvimento que proporciona” – Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, em nome do governador Jorginho Mello.
“Desejamos muito sucesso à Universidade e a todas as conquistas que foram alcançadas ao longo dessa jornada” – Presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos.
“Mantemos uma parceria duradoura com a Universidade há muitos anos. A contribuição da Unesc tem sido fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e social não apenas da cidade, mas também de toda a região” – Desembargadora Ana Lia Moura Lisboa.
História
Criada pela Lei Municipal nº 697, de 22 de junho de 1968 pelo ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse, e instalada oficialmente como Unesc, em 18 de novembro de 1997, a Universidade tem muito o que comemorar.
Ao longo dos anos, a Unesc tem se consolidado como uma Universidade Comunitária do Sul Catarinense, recebendo reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) por sua excelência acadêmica. Além disso, se destaca como a Instituições de Ensino não estatal mais empreendedora de Santa Catarina, ganhando proeminência tanto nacional quanto internacionalmente na área científica e de extensão.
Com mais de 15 mil pessoas circulando diariamente pelo campus, a Unesc se orgulha de ter formado mais de 50 mil profissionais ao longo de sua trajetória. Esses profissionais, como agentes de transformação social, carregam consigo o compromisso de melhorar as condições de vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
A Unesc é uma Instituição que promove o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, buscando sempre a qualidade e a relevância nas áreas em que atua. Com sua história de sucesso e compromisso com a excelência, a Unesc continua a desempenhar um papel importante no avanço da educação e no desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina.