Os mestrandos e mestrandas do Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), realizado em parceria com as universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), do Contestado (UNC) e da Região de Joinville (Univille), participaram da aula com um convidado ilustre: o professor português, Manoel Ribeiro, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), vinculada ao Instituto Politécnico Viana do Castelo (IPVC), no norte de Portugal.
Na aula realizada na última sexta-feira, Ribeiro abordou a sustentabilidade dos materiais, os processos e a sustentabilidade dos processos produtivos. Por mais de duas horas ele transcorreu sobre os temas, destacando as experiências vivenciadas na Europa e o compromisso assumido no acordo de Paris, por Portugal, União Europeia e Brasil, na emissão zero de carbono na atmosfera até 2050. A aula foi transmitida direto do campus da Unesc, via Google-meet.
Segundo o professor do PPGCEM e colaborador do PPGSP, Fabiano Raupp Pereira,a relação acadêmica do professor é de longa data. “A participação dele no PPGSP se deve à nossa linha de atuação, sobre sustentabilidade. Especialmente em nosso curso, que disciplinas no aspecto de sistema relacionados, é muito importante esta troca de experiência entre continentes”, explicou
Parceria Luso-Brasileira
A presença do professor Ribeiro também possibilitará uma parceria entre a Unesc e o IPVC. “Nesta visita buscamos fechar uma interação com o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), em nível de formação com dupla diplomação”, adiantou Fabiano.
“Ele sempre está nos visitando. Em novembro de 2022 esteve aqui para colaborar em um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e agora está retornando com uma nova proposta sobre ‘Arranjo produtivo local de cerâmica vermelha de Morro da Fumaça’, além de colaborar em um projeto com as empresas de mineração e extração de carvão”, acrescentou o professor da Unesc.
O professor lusitano vai ficar em Criciúma nas próximas duas semanas, período no qual está prevista uma série de compromissos. Na sua chegada ao Brasil, participou como palestrante do 67º Congresso Brasileiro de Cerâmica, ocorrido entre os dias 12 a 15 deste mês, em Florianópolis/SC. Neste evento a Unesc contou com a maior delegação, constituída por professores e acadêmicos.
Esta é a quarta vez que o professor Manoel Ribeiro vem ao Brasil e em todas esteve visitando a Universidade. “É com muito gosto e é um prazer estar aqui. Sou sempre muito bem recebido aqui na Unesc e em Santa Catarina. Temos um protocolo assinado de cooperação entre a reitoria da Unesc e a presidência do meu Instituto e por isso a minha presença. Estamos buscando incentivar uma graduação em conjunto, com a participação de alunos de Viana do Castelo e Criciúma”, explicou.
Um ótimo aprendizado
“Foi um aprendizado diferente sobre temas que debatemos em nossas aulas. É sempre importante aprender através de um olhar diferenciado e não só como conhecimento teórico, mas também prático. Essas vivências são enriquecedoras para a nossa formação”, avaliou a mestranda Adriana Maria Franco.