Com o objetivo de impulsionar a inovação e aprimorar o desempenho, a eficiência e a eficácia da organização como um todo, a Unesc está comprometida em participar regularmente de importantes ferramentas, incluindo pesquisas de clima organizacional. Em comemoração aos 55 anos de história e em consonância ao compromisso com a comunidade interna, a Instituição convida todos os colaboradores a participarem ativamente da pesquisa de clima, com o propósito de contribuir de forma significativa para a melhoria do ambiente de trabalho.
“O feedback dos colaboradores é valorizado e essencial para a Unesc fortalecer ainda mais sua cultura organizacional e garantir um ambiente produtivo e estimulante para todos. Essas iniciativas visam gerar conhecimento e insights valiosos para aprimorar o ambiente de trabalho e promover o desenvolvimento dos colaboradores”, aponta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
De acordo com Luciane, a valorização das opiniões dos colaboradores é essencial para a construção de um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e participativo. “Ao participar ativamente da pesquisa de clima, cada indivíduo contribui para a construção de uma organização mais empática, comprometida e alinhada às necessidades e expectativas de seus membros”, menciona.
No total, os colaboradores participarão de três estudos, sendo dois conduzidos por empresas externas e um, interno intitulado Clima + Unesc, realizado pela Universidade com o suporte de uma consultoria.
Reconhecimentos
Entram em vigor a partir desta quinta-feira (15/06) duas das pesquisas. A primeira delas é conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com o UOL e reconhece os “Lugares Incríveis para Trabalhar”, premiando as organizações com excelência no ambiente de trabalho.
A segunda pesquisa será conduzida pela empresa Great Place To Work (GPTW), uma consultoria global especializada em auxiliar organizações a alcançarem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Ela resultará na certificação de Melhores Empresas para Trabalhar, bem como nos rankings de Melhores do Brasil e de Santa Catarina.
O prazo para participação nos dois processos é válido de 15 a 30 de junho.
Por fim, para completar todo o diagnóstico, será realizada uma pesquisa interna de clima, no período de 21 a 31 de agosto, contando com o suporte de uma consultoria.
Segundo a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Instituição, Mariléia Maciel, esse trabalho é uma ferramenta essencial que permite obter, de forma estruturada e sigilosa, a opinião dos colaboradores.
“Todos esses resultados serão fundamentais para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. As pesquisas terão abordagens específicas, proporcionando uma visão abrangente do ambiente de trabalho e permitindo a implementação de melhorias significativas”, comenta Mariléia.
De acordo com ela, os dados coletados serão utilizados para elaborar ações que visam fortalecer as relações interpessoais, criar um ambiente de trabalho agradável e promover oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.
“A participação de todos é fundamental nesse processo e, vale ressaltar, que é totalmente sigiloso. Ao realizar uma pesquisa de clima, a Instituição demonstra preocupação em compreender os sentimentos e pensamentos das pessoas envolvidas, buscando ouvi-las e oferecendo outros espaços e oportunidades para que possam se manifestar”, reforça Mariléia.
De acordo com ela, para responder, espera-se que o funcionário dedique, em média, de 10 a 15 minutos do seu tempo. Os questionários serão encaminhados via e-mail para os colaboradores.
Importância
A Supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, participa ativamente do processo e ressalta a importância da pesquisa.
“A pesquisa é uma ferramenta de extrema importância para medir as necessidades e compreender as demandas da Instituição, além de permitir a identificação de áreas. Com base nas ações anteriores, diversas necessidades foram identificadas e implementadas, como a criação do centro de convivência dos funcionários e o programa Acolher, que têm gerado resultados fantásticos”, menciona.
Além disso, conforme Alessandra, esta é uma oportunidade para que os colaboradores técnicos-administrativos e professores sejam ouvidos e tenham a oportunidade de expressar as suas necessidades.
Por que fazer a pesquisa?
A Pesquisa de Clima é uma ferramenta que permite conhecer a opinião e coletar dados dos colaboradores de Instituição, de maneira estruturada e sigilosa. Essas informações contribuirão para a elaboração de ações que visam estreitar as relações interpessoais, estabelecer um ambiente de trabalho agradável, geração de oportunidades, de crescimento e desenvolvimento de pessoas.
Fique atento nas datas das pesquisas:
FIA/UOL: 15 a 30 de junho;
GPTW: 15 a 30 de junho;
Clima + Unesc: 21 a 31 de agosto.