“Jornalismo multimídia: como adequar a linguagem da informação para diferentes canais de mídia”, é o tema da 7ª edição do Ecocria Talks, promovido pela Escola de Comunicação Criativa da Unesc. O evento será on-line, nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 19h, no canal Unesc TV, no Youtube. Para abordar o assunto, o convidado é o jornalista e apresentador do Bom dia SC, Raphael Faraco, que tem no currículo, a experiência de ter passado por diferentes canais de comunicação. Faraco iniciou sua vida profissional na televisão e vivenciou o período de transição do jornalismo impresso para o digital, desde o extinto Diário Catarinense até a chegada plataforma digital da NSC Total, enfrentando o desafio de levar a mesma informação, com diferentes linguagens para diferentes plataformas.
“A revolução digital transformou a comunicação e os jornalistas precisam estar preparados para atuar de forma multimídia, pois esse é um grande diferencial profissional. Faraco personifica muito bem essa tendência e poderá contribuir na formação dos novos profissionais e na adaptação daqueles que já atuam no mercado”, pontua a coordenadora da EcoCria, Caroline Bortot.
O professor Denis Luciano reforça a importância do jornalista transitar em todos os espaços. “Esse desafio está imposto não somente aos das mídias alternativas, mas também, e principalmente, aos dos veículos. E aí entra o Raphael Faraco, que navega nessa transição de modos de comunicar, com as suas linguagens específicas, e está em TV, rádio e web simultaneamente, e com propriedade. Existem alguns mistérios aí, e tenho certeza que ele está muito disposto a compartilhar conosco”, finalizou.
Saiba mais sobre o convidado
Raphael Faraco é natural de Florianópolis e tem 38 anos. Formou-se em Jornalismo em 2009 e iniciou sua carreira na antiga RBS, dois anos antes. Trabalhou na assessoria de imprensa da Celesc, teve passagem em emissoras de rádio, televisão e digital.
Atualmente, Faraco é apresentador do Bom dia SC, na NSC TV, há 11 anos, âncora do CBN Hub, na Rádio CBN e colunista do NSC Total. Desde a sua chegada ao grupo NSC (então RBS), em 2007, esteve à frente de coberturas jornalísticas históricas, como enchentes em Santa Catarina, o incêndio da Boate Kiss (Porto Alegre) e o trágico acidente com o voo da Chapecoense.
Foi eleito o melhor repórter de Santa Catarina, em 2013, na categoria Profissional de Televisão, pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT). Em 2020, recebeu o prêmio Dakir Polidoro de Jornalismo, promovido pela Câmara Municipal de Florianópolis e pela Associação Catarinense de Imprensa. Faraco também tem em seu currículo, duas honrarias da Câmara Municipal de Florianópolis por serviços prestados à sociedade.
Sobre a live
A transmissão ao vivo será nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 19h, e é aberta aos estudantes da EcoCria e ao púbico em geral. Para assistir, basta acessar o canal UnescTV, no Youtube. Durante a palestra será possível interagir com o palestrante com perguntas relacionadas ao tema.
Acesso: www.youtube.com/unesctv