A temporada do projeto Anjos do Futsal está em pleno andamento nos mais de 26 núcleos distribuídos pelas 22 cidades das Associações de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Como de costume, os 1,3 mil participantes recebem anualmente materiais esportivos gratuitos para os treinos e jogos.
Para celebrar a ocasião e manter a tradição, na tarde desta terça-feira (23/05), ocorreu a cerimônia oficial de entrega dos kits esportivos, compostos por uma camisa, um calção e um par de meias. O evento teve lugar na sala de reuniões da reitoria e contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, que entregou os materiais aos 20 meninos representantes dos demais atletas do núcleo da Unesc. O projeto, atualmente, conta com 63 crianças, que treinam duas vezes por semana no ginásio esportivo “José Antônio Carrilho”, anexo ao Complexo Esportivo da Universidade.
“O projeto Anjos do Futsal é um dos destacados programas fruto da parceria entre nossa Universidade e a Anjo Tintas. Por meio do esporte, essa iniciativa promove saúde, qualidade de vida, aprendizado, disciplina e oportunidades. Hoje, estamos imensamente felizes em realizar a entrega dos uniformes aos atletas e presenciar a alegria estampada em seus rostos ao receberem esse material tão especial”, comentou Ceretta.
De acordo o coordenador do projeto Anjos do Futsal, Jean Reis, o principal objetivo dessa iniciativa é promover a educação e a disciplina, valores fundamentais que são cultivados no âmbito do projeto. Ele destaca que muitas crianças também carregam consigo o sonho de se tornarem jogadores de futebol, e, através desse projeto, é possível unir o estudo, o comportamento adequado e a realização desse sonho tão presente na vida de muitos meninos.
“A parceria com a Unesc é excelente, sempre somos acolhidos de maneira calorosa em todo o campus e no Colégio. Nós só temos que agradecer por essa parceria que é tão importante. Por meio dessa parceria alcançamos resultados que vão além de formar atletas de futsal. Nosso principal objetivo é formar cidadãos exemplares para nossa cidade”, analisou.
A diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava da Silva, guiou os alunos durante a entrega dos uniformes, e expressou o quão especial e aguardado é esse momento para eles. Ela ressaltou o trabalho fantástico desenvolvido em parceria com as escolas, destacando os ensinamentos sobre didática, postura e respeito, além da compreensão da importância da competição, onde vencer é relevante, mas também aprender a lidar com a derrota. “Esse processo está alinhado ao crescimento pessoal dos alunos e aos valores transmitidos pela equipe de profissionais do Colégio”, destacou.
Felicidade
O atleta Manuel Vieira Sgarione, da 4ª Série Inicial 1, compartilhou sua experiência positiva no projeto, destacando o aprendizado e o desenvolvimento de várias habilidades. “O professor nos ensina disciplina e a saber competir. O legal é que no futebol participamos de competições, aprendemos a driblar e também nos aproxima dos amigos do colégio”, contou.
Ao longo de sua história, o projeto Anjos do Futsal já acolheu mais de 11.500 crianças, revelando mais de 50 atletas que chegaram a atuar no alto nível do futsal brasileiro e mundial. Dentre esses, quatro jogadores se destacaram ao defender a Seleção Brasileira adulta: Mateus Reinaldy, Evandro Borges, Maurício Fernandes e Douglas Barros.
Festival Anjos Futsal
Neste sábado (27/05) às 13h30min, ocorrerá a abertura oficial do Festival do Projeto Anjos do Futsal no Complexo Esportivo da Unesc. Durante o festival, haverá vários jogos entre os garotos das divisões sub-11, sub-13 e sub-14. Ao todo, serão realizados 75 jogos ao longo do sábado e domingo, nas três quadras esportivas da Universidade, no Cedup, no Bairro da Juventude e no ginásio de esportes do Bairro Santa Luzia.
Galeria de Fotos