Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Cursos de Artes Visuais e Teatro promovem evento de valorização da história do ramo na região

Personalidades da área foram convidadas para abertura do encontro que marca a edição anual da Semana Acadêmica dos cursos (Fotos: Reprodução)

O Auditório Ruy Hülse, da Unesc, recebeu personalidades do mundo das artes nesta segunda-feira (5/7). A noite fria no Sul Catarinense foi calorosa para os acadêmicos e professores dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Universidade ao iniciarem a edição anual da Semana Acadêmica Integradas dos cursos. O evento segue até sexta-feira (9/7) com programação híbrida, assim como a noite de abertura, transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube e sem plateia presencial.

No palco estiveram os convidados, professores e artistas Sérgio Honorato, Edi Balod, Maria Marlene Milaneze Just e Mikael Miziescki. Cada um dos participantes compartilhou histórias e vivências enquanto integrantes da trajetória dos cursos de Artes Visuais e Teatro para a plateia virtual que envolveu não só acadêmicos e professores, mas também egressos e interessados em arte e cultura de forma geral.

Entre as surpresas da noite esteve o lançamento da obra de Honorato, no qual, sob papelão, o artista fez um retrato de quatro grandes figuras da arte do Sul: Jussara Miranda Guimarães, Gilberto Pegoraro, ambos in memorian, e Edi Balod, Maria Marlene Milaneze Just, personalidades presentes no evento.

Na obra o artista escreveu ainda a frase de Paulo Freire que diz “Educador se eterniza em cada ser que educa”, pois, conforme ele, “se encaixa perfeitamente ao seu próprio pensamento e ao que retrata no trabalho”, pontuou. A obra de arte foi doada pelo convidado e estampará uma das paredes do Ateliê de Pintura dos cursos como integrante do acervo da Universidade.

 

História compartilhada

Convidado para compartilhar seu aprendizado sobre a arte e a cultura regional o egresso Michael Mizieski apresentou ao público o resultado de dois anos de entrevistas feitas em torno do seu projeto de dissertação de mestrado intitulado “Arte contemporânea do Extremo Sul Catarinense: Poéticas, movimentação e desafios patrimoniais”.

Ao ouvir os relatos afetuosos divididos pelo jovem colega, Marlene Just se emocionou e compartilhou com os presentes a felicidade de conviver com pessoas especiais como os ex-alunos que nesta noite dividiram com ela o palco.

Dedicada a relembrar histórias vividas nos primeiros anos de curso de Artes, a convidada recordou a atenção dispensada aos acadêmicos que já na época enfrentavam grandes batalhas para conquistar o sonhado diploma. “Sempre tivemos o cuidado com o convívio, pois isso faz parte da arte. É isso o que faz com que o mundo se torne mais humano”, declarou.

Por fim, quem compartilhou recordações especiais sobre a trajetória nas artes foi o convidado Edi Balod, artista que dá o nome à Sala de Exposições da Universidade. “É gratificante estar aqui por várias razões. Uma das grandes satisfações é saber que meus alunos estão por aí realizando grandes coisas”, acrescentou entre uma história e outra.

No canal do YouTube dezenas de alunos, admiradores, colegas e ex-colegas deixaram mensagens completando o clima de nostalgia e carinho da primeira noite de Semana Acadêmica Integrada de Artes Visuais e Teatro da Unesc.

A transmissão completa pode ser conferida aqui:

 

Programação da semana

Nesta terça-feira (6/7) o evento contará com oficinas de forma híbrida com as temáticas das 19h às 22h: Criando personagens com sucata; Desenho e corpo e Arte Contemporânea como prática sensível.

Na quarta-feira (7/7), no mesmo horário, será realizada a atividade “Encontros na Sala: Sala Edi Balod – Espaço de Exposição e Laboratório de Artes Visuais”, no qual os cinco anos de espaço serão rememorados.

Já na quinta-feira (8/7) será dia de “Pesquisa em Debate” com a apresentação de três Trabalhos de Conclusão de Curso.

Por fim, na sexta-feira ocorrerá o evento “Noite de cinema em debate” no qual serão apresentados curtas produzidos por acadêmicos.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas no telefone (48) 3431-2564, também utilizado como Whatsapp.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *