Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Assembleia aprova projetos prioritários
para o Comitê Tubarão e Complexo Lagunar

Ações têm como objetivo ampliar mobilização social e realizar diagnóstico do saneamento básico no território da bacia. (Foto: Divulgação)

A realização de dois importantes projetos a serem desenvolvidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas foi debatida e aprovada pelos membros do órgão durante Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 26 de abril. As ações, a serem desenvolvidas em forma de projetos pilotos em municípios previamente determinados, visam criar uma estrutura de apoio para promover uma maior mobilização social de lideranças políticas, bem como executar um diagnóstico do saneamento básico no território da bacia, com ênfase na coleta e tratamento de esgoto.

Conforme o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back, ambos os projetos são o diferencial a serem colocados em prática em prol da bacia hidrográfica. “Realizar um trabalho mais amplo de conscientização, certamente vai trazer resultado nas ações futuras dos gestores públicos, e pode mudar a forma como eles veem a bacia. Já o levantamento sobre saneamento tem tudo a ver com o que temos trabalhado até aqui, porque quanto menos resíduos são colocados no rio, mais água de qualidade teremos no fim do processo, melhorando a situação dos nossos recursos hídricos como um todo”, pontua.

Pautas importantes

Realizada de forma presencial na sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), a assembleia também tratou de outros importantes pautas para o andamento do Comitê durante o ano de 2023, tais como: prestação de contas 2022; relatório das atividades de 2022; leitura e aprovação da ata da 2ª Assembleia Geral Ordinária, do dia 5 de dezembro de 2022; Plano de Trabalho 2023; Plano de Capacitação 2023; e Plano de Comunicação e Mobilização Social; além de demais assuntos gerais relacionados aos trabalhos rotineiros do órgão.

Para o presidente, toda a assembleia foi bastante produtiva, oficializando todas as deliberações necessárias para o andamento das atividades do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar no decorrer do ano. “Atingimos todos os objetivos que estavam previstos para o encontro, aprovamos todas as pautas, realizamos os esclarecimentos necessários e as pessoas tiveram a oportunidade de questionar e fazer contribuições. Ou seja, foi um momento atendido plenamente dentro do previsto”, completa.

A assembleia também contou com a participação da equipe técnica do ProFor Águas Unesc – Entidade Executiva do Comitê – na condução dos trabalhos e apresentação dos planos de trabalho, capacitação, comunicação e mobilização social para 2023.

ProFor Águas

Fruto de um projeto aprovado junto ao Edital de Chamada Pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nº 32/2022, a Unesc tornou-se a Entidade Executiva dos três comitês de bacias hidrográficas do Sul catarinense: Rio Tubarão, Complexo Lagunar, e Bacias Contíguas; Rio Urussanga; e Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba.

Com ênfase em prestar apoio técnico e científico as Comitês, a equipe do ProFor Águas (Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense) é formada por profissionais qualificados e vinculados à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Os trabalhos iniciaram em dezembro e seguem, ao menos, até o fim de 2024.

Texto: Francine Ferreira/Colaboração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *