Acadêmicos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) participaram na manhã de quarta-feira (19/04) de duas importantes oficinas que fizeram parte da programação do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe), que ocorreu na Unesc.
Uma das atividades propostas foi a elaboração e a escrita de artigos científicos com a professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Samira Valvassori. A outra ação foi sobre Língua Inglesa com os professores da Escola de Idiomas Unesc, Richarles de Carvalho, Felipe Alves e Kyo Kawabata Carvalho.
A acadêmica do curso de Farmácia da Unesc, Andrielly Vargas Lidio, participou do curso que discutiu os principais passos para realizar uma pesquisa e como montar a estrutura básica de um artigo científico. Ela, que sempre gostou dessa área, disse que ficou muito feliz com o conteúdo proposto.
“Acho essa área muito interessante e esse curso foi uma oportunidade para ter mais conhecimento. Tenho alguns artigos publicados, mas quero aprender mais até para ter mais habilidade”, relatou.
Segundo Samira, todos esses trabalhos, como dissertação, tese de doutorado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sempre serão a produção de um conhecimento e devem ser compartilhados para outras pessoas conhecerem e terem acesso ao material.
“Nós conseguimos nos atualizar estudando e lendo muito e os artigos científicos são os mais atuais. Saber buscar os melhores artigos e revistas é extremamente importante para a carreira de qualquer profissional”, pontuou.
Inglês
O workshop “Do You Speak English?” teve como principal propósito proporcionar um momento de contato com a Língua Inglesa por meio da oralidade para acadêmicos da graduação e comunidade externa a fim de salientar a dimensão e alcance da língua.
Tópicos relacionados à música e ao entretenimento foram alguns dos assuntos discutidos. Os professores ainda conversaram sobre temas da atualidade, como as novas ferramentas tecnológicas de Inteligência Artificial, tais como o ChatGPT.
“Ficamos felizes, pois tivemos o contato com pessoas de outras instituições. Foi um momento não só para aprimorar o idioma, mas para dialogar com acadêmicos de outras instituições”, comentou o professor Richarles. Os dois encontros ocorreram de forma híbrida.
O Fiepe é uma iniciativa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que tem a Unesc como cocriadora e apoio da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc).