A Unesc, como Universidade Comunitária, atenta às demandas da sociedade e com o compromisso com a formação inicial e continuada de professores e gestores, está à frente de uma comissão responsável pela elaboração de diretrizes para a realização de projetos e programas de formação continuada destinada para as redes pública e privada de ensino de Criciúma, Região Sul e Norte do RS.
A comissão, formada pela Pró-reitora Acadêmica (Proacad), é composta pelos professores: Andréa Rabelo Marcelino, Diretoria de Ensino de Graduação; Ricardo Luiz de Bittencourt, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE); Gislene Camargo, coordenação dos cursos de Licenciatura; Silemar Maria de Medeiros da Silva, docente dos cursos de Licenciatura e a analista técnica Carla Cristina Casagrande Monteiro, Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. O grupo é presidido pela professora Andréa Rabelo Marcelino, assessora da Diretoria de Ensino de Graduação.
Com encontros semanais, o objetivo é estabelecer políticas de formação continuada e planejamento de propostas de formação construídas no diálogo com os municípios. Durante essas reuniões também são realizados momentos de acolhimento para uma primeira conversa com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e das Secretarias Municipais, bem como seus representantes legais, com intuito de construir de forma colaborativa propostas de formação continuada, que atendam às necessidades da comunidade escolar na contemporaneidade.
Para a presidente da comissão, trata-se de uma concepção de formação continuada que se constitui no movimento do diálogo e da cooperação entre a universidade e as comunidades educativas a fim de promover o desenvolvimento profissional de professores e gestores. “A concepção de formação continuada fundamenta-se em conhecimentos científico-cultural, técnico e humano, no sentido de viabilizar uma prática pedagógica consciente e transformadora na educação. Essas práticas pedagógicas alicerçadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, consolidam o papel da Unesc na formação de professores”, explica Andréa.
A comissão iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2021 com o acolhimento das necessidades formativas de nove municípios interessados. Já foram firmadas parcerias com cinco cidades, abrangendo a formação continuada de aproximadamente 900 professores e gestores.
A Universidade segue à disposição para firmar novas parcerias com as redes pública e privada de educação, consolidando assim, sua missão institucional.
O Contato com a Comissão de Formação Continuada pode ser realizado pelo telefone: (48) 3431-2675 no horário comercial.