Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Esportes

Câmaras discutem futuro da Pesquisa e Pós-Graduação; Inovação; Ensino e Extensão no Fiepe

Em evento na Unesc, em Criciúma, dirigentes das 14 instituições que compõem a Acafe discutiram projetos e propostas para o próximo ano (Fotos: Paula Daros Darolt)

O Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe) da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) iniciou nesta segunda-feira (17/04) com uma programação recheada de atividades e com os olhares voltados para o futuro das Universidades Comunitárias. 

Já na primeira tarde de Fórum, entre as primeiras atividades do evento, dirigentes das 14 Instituições de Ensino Superior (IES) reuniram-se em quatro câmaras para discutir a Pesquisa e Pós-Graduação; Inovação; Ensino e Extensão. O encontro acontece até quarta-feira (19/04), no campus da Unesc, em Criciúma.

“O Fiepe é uma grande oportunidade de troca de experiências entre as nossas 14 IES. É aqui que conseguimos olhar para o cenário atual e identificar oportunidades de promover o conhecimento, impulsionar o crescimento das nossas instituições e, consequentemente, oportunizar o desenvolvimento do estado de Santa Catarina como um todo”, explica a reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta. 

As câmaras de discussão trouxeram à mesa experiências de sucesso e a troca mútua entre as instituições, sobretudo, com a possibilidade de vislumbrar novidades para o futuro. No total as 14 IES contam com aproximadamente 950 grupos institucionais de pesquisa, cerca de um milhão de atendimentos à comunidade, meio milhão de atendimentos em saúde e mais de 100 mil atendimentos jurídicos anuais.

A Extensão Universitária, por exemplo, é pilar fundamental para uma Instituição receber o título de Universidade. É o elo entre o conhecimento em sala de aula, o ensino prático e a comunidade. São mais de 2,7 mil alunos envolvidos em projetos de Extensão que levam a campo experiências para desenvolver competências distintas nos acadêmicos que buscam ancoragem para se preparar para a vida profissional. 

“Se Santa Catarina é hoje um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, isso se deve ao trabalho constante da Acafe e suas Universidades Comunitárias ao longo destes mais de 50 anos. Mas isso não acontece por acaso, tem muita pesquisa e muito trabalho empregado e voltado para as competências de cada região”, complementa Ceretta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *