
A professora do curso de Letras e Escola de Idiomas da Unesc Dayane Cortez, participou, nessa semana, da mesa-redonda com o tema “Diáspora e escola: o caso do Português como Língua de Acolhimento (PLAc)”, a convite da docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leandra Cristina de Oliveira.
O debate, que ocorreu em Florianópolis, teve como propósito compartilhar experiências e socializar reflexões a respeito dos desafios que crianças migrantes, seus acompanhantes adultos e a comunidade escolar vêm enfrentando.
Os participantes puderam problematizar políticas públicas de integração, educacionais e linguísticas possíveis e o papel do professor diante dos desafios contemporâneos junto aos alunos do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC e a professora anfitriã.
Também participaram do debate, as professoras Bianca de Oliveira, Elaine Cristina Reis, Kátia Aparecida Antória Ribeiro, Mila Heiderscheidt, e a mãe venezuelana Luisana Elainne Chano Delgado, que deu voz às famílias de migrantes da Escola Estadual da Costeira do Pirajubaé.