O assunto encantou o público que lotou o Auditório Ruy Hülse. A Enfermagem Obstétrica, tema que ganha cada vez mais destaque entre os profissionais, chamou a atenção dos estudantes do curso técnico de Enfermagem da UnescTec, da graduação em Enfermagem e dos profissionais que integram a Residência Multiprofissional da Universidade. Todos ouviram com atenção a mensagem deixada pela enfermeira obstétrica Fernanda Ronchi na Aula Inaugural realizada nesta segunda-feira (03/04).
Para abrir oficialmente o evento, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de deixar uma mensagem para os estudantes do curso o qual considera sua primeira “casa” na Universidade. Enfermeira por formação, a reitora destacou aos presentes a emoção ao ver o auditório lotado de acadêmicos interessados em construir um futuro neste campo profissional.
“Fico verdadeiramente emocionada ao participar de uma Aula Inaugural como esta pois me recordo de alguns atrás, quando fazíamos o projeto para criação do curso ainda sem imaginar os frutos que ele teria. Hoje temos uma das melhores graduações do país e isso digo com toda a segurança de quem conhece muitas universidades pelo Brasil”, garante.
Os espaços conquistados pela categoria e a evidência da importância do papel profissional do enfermeiro, para Luciane, demonstram uma justa e necessária valorização que deve ser sempre defendida. “Vocês escolheram um lindo a caminho a trilhar. Ele é de lutas, mas de muita recompensa e infinitas possibilidades. Jamais esqueçam que vocês têm aqui um time com quem contar e, principalmente, que nem o céu é o limite para o que vocês sonham e acreditam”, acrescenta.
Confira aqui a Galeria de Fotos completa
Amor que transborda em profissionalismo
Egressa da Unesc, Fernanda se apaixonou pela obstetrícia ainda na graduação e, desde então, estuda e reúne cada vez mais experiências na atuação em que se encontrou enquanto profissional.
Entre os ensinamentos deixados aos futuros colegas, a enfermeira obstétrica deixou o incentivo para que aproveitem todas as oportunidades que a Unesc oferece para atuação em diferentes campos. “Experimentem. Vivenciem na prática a Enfermagem em busca da prática que verdadeiramente os toca”, sugeriu a profissional, que atuou, entre outros projetos, por cinco semestres no Programa de Atendimento Materno Infantil Familiar (Pamif), na Universidade.
Nas lembranças dos tempos de graduação, conforme Fernanda, uma das mais evidentes é o conselho da professora Marli Spiazzi dos Santos em um momento de dúvida sobre as possíveis trajetórias a seguir. “Jamais esqueci disso. Ela me disse: ‘Encontre o que tens mais prazer em estudar. Siga essa linha e seja referência’”, relembrou.
“Ali eu pensei: é isso, então. Decidi estudar sobre obstetrícia já no meu TCC e seguir nessa linha”, pontuou.
Ao questionar sobre a intenção dos acadêmicos em seguir essa mesma especialização, Fernanda se emocionou ao ver muitos braços levantados indicando o interesse. “Isso merece aplausos! Fico emocionada de verdade. Desejo que sigam com essa intenção. É maravilhoso”, acrescentou ainda.
Ao final do evento a coordenadora do curso, Paula Zugno, fez o sorteio de dois brindes especiais aos estudantes presentes.
Foi muito legal con ela