Por meio de jogos e brincadeiras também é possível aprender, e no Colégio Unesc, os alunos mergulham em um universo de possibilidades de aprendizagem, afinal, ele está inserido em uma das maiores universidades de Santa Catarina, com inúmeros estudos, experiências e pesquisas voltados ao ensino. Nesta semana, em mais uma oportunidade de interação, o Museu de Infância da Unesc promoveu uma mediação e confecção do Jogo da Velha com os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental.
A mediadora Aline Delavechia Rodrigues apresentou aos alunos uma breve fala sobre a origem do Jogo da Velha e suas regras. “Em um mundo totalmente digitalizado, as crianças perderam o hábito de praticar jogos de tabuleiro e outras brincadeiras tradicionais. Nesta atividade, eles puderam conhecer pessoalmente o Jogo da Velha, um dos jogos que faz parte do acervo do Museu da Infância da Unesc”, comentou.
Além de conhecer a atividade, os alunos puderam confeccionar o próprio jogo, estimulando a criatividades de diferentes maneiras na utilização de retalhos de tecido, palito de picolé, tampinhas de garrafa pet e guache.
Para a professora Sinara Sombrio, a brincadeira não desenvolve apenas a criatividade. “Propomos essas atividades com os alunos para desenvolver raciocínio lógico, concentração e atenção, estimulando assim as crianças a se relacionarem entre si obedecendo as regras”, explicou.