A trajetória de 53 anos da Unesc, a sua constituição e papel como universidade comunitária, os desafios, a sua reinvenção durante a pandemia de Covid-19 e os projetos realizados para colaborar com o desenvolvimento socioeconômico regional foram abordados pelo programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado, na manhã desta terça-feira (22/6), dia do aniversário da Instituição. Realizado na Sala dos Municípios, no campus da Universidade, o programa recebeu membros da gestão universitária e representante dos acadêmicos.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e o vice, Daniel Preve, repercutiram o resultado da recente eleição para Reitoria, onde a Chapa 1 recebeu votação recorde (8.786 votos) e falaram sobre a responsabilidade assumida para o novo mandato, que inicia após a cerimônia de posse, em 30 de junho.
Ao mencionar a história da Universidade, Luciane salientou que ela segue em constante movimento de reestruturação e reposicionamento, a partir das necessidades de cada tempo. “A Unesc de 53 anos é essa Instituição sólida, consolidada e que trabalha no presente olhando para o futuro. Absolutamente conectada com o seu tempo, ela identifica nos cenários as necessidades e oportunidades para dar as respostas necessárias. A cada tempo histórico precisamos formar profissionais diferenciados e o tempo presente pede um profissional ativo, proativo, ágil, responsável e que responda rapidamente e se antecipe às demandas”, salienta.
O programa teve ainda a participação do gestor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Rogério Casagrande, que abordou as adaptações que a Universidade precisou fazer para garantir a continuidade das atividades acadêmicas com segurança a alunos, professores e funcionários e o salto tecnológico impulsionado pela pandemia.
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes e o coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Thiago Fabris, abordaram os projetos da Unesc para apoiar o desenvolvimento regional, incluindo o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.
Já a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, trataram dos processos de inovação pedagógica da Unesc e dos desafios e projetos desenvolvidos no período pandêmico.
O programa especial pelo aniversário da Unesc teve também a participação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), representado pelo seu tesoureiro, o acadêmico de Direito e História, John Ansiliero.