Estão faltando pouco mais de dois meses para a quarta edição do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação que a Unesc, por intermédio da sua Pró-Reitoria Acadêmica, realiza em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). O evento, de forma remota, está programado para acontecer de 23 a 27 de agosto.
“O Ibero tem como uma das funções reunir pesquisadores de vários estados brasileiros e também de fora do país, e já na sua quarta edição reúne pesquisadores, educadores, profissionais ligados à educação que estejam discutindo ou trabalhando, atuando no campo das humanidades, ciências e educação”, define a professora doutora Giani Rabelo, do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Unesc, e presidenta da Comissão Organizadora do Congresso. O assunto foi tratado no programa Nossa Unesc desta terça-feira (15/6).
“Ele acontece de dois em dois anos na Unesc e surge como um espaço para que esses debates sejam colocados, para que essas dificuldades ou avanços que temos tido nesse campo sejam socializados”, lembra. A quarta edição ocorreria em 2020, mas acabou transferida por conta da pandemia de Covid-19.
Recorde de participantes
O Congresso já tem cerca de 2 mil participantes inscritos, e agora a fase aberta é de adesão dos interessados em serem ouvintes da programação. “São 70 grupos de trabalho, com diferentes temáticas, e obviamente esse espaço é de muita troca, de muita socialização de tudo aquilo que temos produzido, e obviamente é um espaço para o estabelecimento de novas parcerias entre nós, os pesquisadores da universidade, da Unesc, com outros pesquisadores de outras instituições, outras pessoas interessadas nos temas que irão compor esse evento nesta edição”, argumentou a professora.
Os debates do Congresso girarão em torno do tema “Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas”, e os que quiserem fazer as inscrições devem acessar o site do evento clicando aqui. A quarta edição já alcançou o recorde de participantes para as conferências, mesas redondas e minicursos, e o trabalho de inscrição de trabalhos já havia sido encerrado em 2020, com grande adesão de mestres, doutores e pesquisadores.
Um dos objetivos, conforme a professora Giani Rabelo, é também reforçar a internacionalização da Unesc. “A ideia, também, é que estejamos fortalecendo a internacionalização da nossa instituição. Além de nos comunicar com pesquisadores de outros países, é importante o diálogo constante com pesquisadores de Santa Catarina e do Brasil”, finalizou. Ouça, no podcast, o que a professora Giani falou sobre o Congresso no Nossa Unesc desta terça.
O programa Nossa Unesc vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30min, ao vivo, pela Unesc Rádio em parceria com o canal Unesc Oficial no YouTube e exibição na RTV Criciúma canal 19.1. Na Unesc Rádio, o programa tem reprises de segunda a segunda-feira, às 21h, e aos sábados e domingos, às 12h30min.