A noite deste sábado (11/03) foi de emoção para os acadêmicos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição da Unesc. Os formandos, agora psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, puderam sentir todo o esforço de anos de estudo e dedicação serem recompensados e se tornaram, oficialmente, profissionais graduados pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Os certificados de conclusão foram entregues para os estudantes em uma cerimônia festiva realizada no Espaço Flor de Lis, em Criciúma.
O sentimento entre os acadêmicos era de que, naquele momento, todos haviam vencido mais uma etapa da vida. Na plateia, familiares emocionados e orgulhosos com os filhos, netos, sobrinhos e até pais que recebiam no palco, naquele momento, o diploma de graduação. Os acadêmicos, neste dia tão importante para suas carreiras, tiveram a oportunidade de ouvir as últimas lições de seus mestres antes de iniciarem suas carreiras fora da Universidade.
Confira fotos da formatura neste link
Em nome dos graduados e graduadas, as oradoras Camila Figueiredo Raissa Monteiro Furlaneto agradeceram o apoio de todos que os ajudaram a chegar ao final dessa jornada. “Para concretizarmos a nossa graduação hoje, conhecemos e aprendemos com diversas pessoas. Desde nossos futuros colegas de profissão, colaboradores da Unesc, pacientes dos estágios, mas em especial nossos professores, que nos deram todo o suporte técnico e teórico e acolheram todas as nossas demandas”, destacaram as formandas, concluindo desejando que todos os colegas tenham um futuro brilhante pela frente. “Que cada um de nós alcance seus objetivos, realize seus sonhos e voe muito alto, pois um novo capitulo acaba de começar”, completaram.
A paraninfa dos graduados, professora doutora Flávia Karine Rigo, em um momento de reflexão, pediu para que os graduados lembrem-se sempre do que viveram na Universidade. “Pedimos que nada seja esquecido. Nem as técnicas profissionais que foram aprendidas na vida acadêmica, nem as emoções e alegrias que nos proporcionaram a Fisioterapia, a Nutrição e a Psicologia na nossa Unesc”, afirmou a docente.
Flávia ainda falou sobre os conhecimentos aprendidos na Instituição. “Ser um bom profissional dessa área exige que saibamos decifrar os olhos que gritam e as palavras mudas que exalam sofrimento, e isso vai muito além da teoria. Vocês têm o poder de amenizar o sofrimento e renovar a esperança da vida de seres humanos”, completou.
A pró-reitora de Ensino da Unesc e coordenadora-adjunta do curso de Psicologia, Graziela Amboni, falou aos formandos sobre a importância do fim desta etapa em suas vidas e o início de uma nova. “É um momento de alçar voo em busca da própria realização, pessoal e profissional, e vocês estarão definindo novos rumos, transformando sonhos em possibilidades, e essas possibilidades em grandes realidades. Nunca esqueçam que estarão interagindo com seres humanos que, ao momento em que chegarem até vocês, profissionais da saúde, estão vivendo circunstâncias das suas vidas que, muitas vezes, necessitam de atenção, cuidado, apoio e compreensão”, destacou a pró-reitora. “Sejamos sempre humanos, cuidando de outros humanos”, concluiu.