Cuidar de quem cuida. Com esse intuito, as Clínicas Integradas, o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) e o Programa Acolher, iniciaram uma série de encontros para os profissionais que realizam o atendimento nas clínicas. O primeiro ocorreu nesta quinta-feira (10/6), e teve como facilitadora a psicóloga e professora da Unesc, Dipaula Minotto da Silva.
A assistente social do CER, Priscila Schacht Cardozo, explica que a intenção dos encontros é permitir um momento de pausa aos profissionais. “Preocupada com a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, a coordenadora das Clínicas Integradas (Mágada Tessmann), teve a iniciativa desta parceria, que convida cada um a olhar para si e praticar o autocuidado”.
Os encontros ocorrerão semanalmente até 15 de julho e tratarão temas como “Trabalho em saúde; trabalhador/a de saúde e pandemia”; “Cuidado do ‘outro’ e cuidado de si”; “Emoções, sentimentos, sensações – o que fazer?” e “Caixa de ferramentas para manutenção da saúde (mental)”.
Os profissionais de saúde das Clínicas Integradas participarão de rodas de conversa, vídeo-debates, dinâmicas de grupo – incluindo aplicação de técnicas de respiração, contação de história, exercícios corporais e outras atividades de cuidado, reflexão e vivências. “Todas as propostas terão como principal foco, conduzir os/as participantes a contatar emoções e sentimentos que colaborem na tomada de consciência sobre cuidado de si e as afetações sobre o trabalho em saúde”, afirma Dipaula.
A facilitadora dos encontros explica que os encontros com os profissionais das Clínicas Integradas têm como objetivo de colaborar no fortalecimento de habilidades afetivas para o desenvolvimento do trabalho durante a pandemia de Covid-19, estimular o autocuidado em saúde mental e colaborar para o cuidado mútuo no trabalho em saúde no ambiente do trabalho. “Em nosso primeiro encontro, já percebi dos profissionais uma valorização desta oportunidade e um entendimento da importância deste espaço de autocuidado. Neste período de pandemia todos estão tendo a saúde mental afetada e os profissionais da saúde não estão imunes a este período que ocasiona tensão, estresse e sobrecarga emocional”, comenta Dipaula.