O Pipocando Empreendedorismo da Unesc promoveu, nesta semana, um encontro agradável com a professora e pesquisadora Melissa Watanabe para abordar sobre o tema “Negócios de Impacto Social”. Com uma linguagem simples a palestrante apresentou seu estudo sobre o empreendedorismo social.
Para Watanabe, o empreendedor social cria oportunidades que geram mudanças reais e duradouras. “O empreendedor social não se conforma com o problema social, ele busca ativamente alternativas para resolver essa questão. Com isto, ele associa seu ganho financeiro com a solução dos transtornos para o bem da sociedade, através do desenvolvimento sustentável”, destacou a professora.
Para ilustrar sua pesquisa sobre o tema, a palestrante convidou Thaise Guzzatti, também professora, agrônoma e empreendedora social, para apresentar seu case “Acolhida na Colônia”, desenvolvido junto às comunidades de agricultores familiares de diversas cidades catarinenses, do Rio de janeiro e São Paulo.
Segundo Guzzatti, o que despertou seu interesse no empreendedorismo social foi uma experiência no Oeste de Santa Catarina, quando conheceu a realidade de lavradores rurais com a criação de suínos na década de 90, enquanto cursava a faculdade de agronomia. “A partir deste quadro, decidi concluir meu curso e dedicar minha profissão para buscar uma alternativa para beneficiar a agricultura familiar”, relatou a agrônoma.
O encontro do Pipocando Empreendedorismo foi mediado pelo professor Diogo Pereira Morais, e faz parte das atividades do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.