O reflexo da excelência no trabalho pautado em Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Comunitárias de Santa Catarina foi pauta na sessão desta terça-feira (08/03) na Câmara de Vereadores de Criciúma. A responsável por abordar o assunto na Tribuna Livre foi a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta.
A convite do vereador Zairo Casagrande, a reitora levou ao plenário números que evidenciam o impacto positivo da atuação das Instituições Comunitárias, que atualmente contam com 142 mil estudantes do ensino básico ao doutorado, sendo, destes, 82 mil estudantes de graduação presenciais.
Conforme Luciane, o encontro foi de extrema importância para tornar ainda mais claros informações e dados relevantes sobre as Instituições de Ensino Superior (IES) de cunho Comunitário e sanar dúvidas em torno da temática. “É fundamental estar nesta Casa Legislativa tendo a possibilidade de apresentar aos nossos vereadores um pouco do que a nossa Universidade e todas as coirmãs de Santa Catarina realizam, além de evidenciar a legislação que ancora nosso trabalho. Ter o entendimento dos vereadores de forma aprofundada é fundamental. O convite para estarmos aqui foi muito assertivo”, pontuou.
De acordo com o vereador Salésio Lima, presidente da Casa, na próxima semana será protocolada uma moção de apoio em nome de todos os vereadores. “Acredito que todos os colegas serão favoráveis ao apoio à Unesc. A Universidade é nossa, da cidade, e olhando todo o trabalho que ela faz, destacado por meio dos dados apresentados hoje, fica evidente que nada mais justo do que estarmos ao lado da Universidade”, avaliou.
A reitora foi acompanhada pela presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unesc, Gabriela Minhos, que também fez contribuições em torno da temática.