O auditório Edson Rodrigues foi palco de uma tarde festiva e repleta de emoções com a formatura das Residências da Unesc na quinta-feira (02/03). Os certificados de conclusão foram entregues aos residentes dos programas de Residências de Medicina de Família e Comunidade; Médica de Pediatria; Médica de Ginecologia e Obstetrícia; Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família; Multiprofissional em Saúde Coletiva e Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho, que representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta no evento, a Unesc mais uma vez mostra sua força comunitária ao entregar ao mercado estes profissionais com qualificação de excelência. “Formar um quantitativo expressivo de residentes, tanto na Residência Multiprofissional, quanto nas Residências Médicas, coloca a nossa Universidade na vanguarda da formação de estudantes na área da saúde. Hoje nós podemos observar que esses profissionais estão ávidos em imprimir um serviço mais humanizado, mais inclusivo, que é o que preconiza os nossos programas de Residências. Estamos certos de que fizemos o nosso trabalho como instituição de excelência e acreditamos que esses profissionais estarão atuando no mercado de trabalho com muito profissionalismo e muita responsabilidade, que é o que nós primamos no processo formativo”, destacou.
A formatura dos 31 formandos foi prestigiada por professores, familiares e amigos em uma cerimônia que contou com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, da pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, da coordenadora das Residências Multiprofissionais (Coremu), Lisiane Tuon, do coordenador do programa de Residência Médica de Família e Comunidade (Coreme), Arthur Tavares Corrêa Dias e do secretário municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande,
Ainda marcaram presença; a coordenadora do programa de Residência em Ginecologia e Obstetrícia, Juana Naspolini Coral; do programa de Residência Médica em Pediatria, Leon Iotti Neto, coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, Bruna Giassi Wessler, a coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Coletiva e a coordenadora adjunta do curso de Medicina, Lêda Soares Brandão Garcia.
No programa de Residência Multiprofissional, a Unesc entrega à sociedade novos 26 profissionais das mais diversas áreas da Saúde Coletiva e, conforme a coordenadora do Programa, Lisiane Tuon, representam a qualidade do ensino da Unesc. “São profissionais especialistas que saem daqui com mais de uma formação de excelência e que vão fazer a diferença no cenário de prática da nossa região. Para nós, professores do programa, é um momento de muita satisfação e alegria. Os formandos foram qualificados em nível de especialização, num cenário de práticas junto ao Ministério da Saúde. Eles tiveram um nível de excelência, com aprendizados diferenciados nesses dois anos e que agora vão replicar na sua vida profissional”, comentou.
Na Residência Médica, seis novos profissionais estarão fazendo a diferença no atendimento aos seus pacientes. Segundo o coordenador do programa, Arthur Tavares Corrêa Dias, é uma alegria muito grande concluir mais essa etapa. “Agora os graduados são residentes especializados e serão referências nos locais de trabalho e muito possivelmente se tornarão também professores. Ficamos muito contentes de conseguir concluir essa missão a cada ano e sem jamais perder a consciência da responsabilidade que é a formação dos residentes. Vamos manter esses programas sempre em nível de excelência, constantemente atualizados para que a gente possa entregar um um profissional com todas as competências necessárias para atender a população em todos os âmbitos de trabalho, seja sistema público, privado, seja atenção primária ou secundária”, frisou.
Duas Residências
O graduado em Educação Física, Rafael Santos de Moura, concluiu seu segundo programa de Residência na Unesc. Hoje ele é especialista em Saúde Coletiva e, agora, em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial; “Ter essa experiência no cenário de prática é uma pós-graduação, então a gente tem esse espaço formativo da academia da Unesc ao mesmo tempo em que tem a experiência com os cenários de prática do município, que são os estabelecimentos de saúde. Eu pude experienciar vivências na Unidade Básica de Saúde aqui do bairro do Pinheirinho e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps 2), o que enriqueceu bastante a experiência. Saio com uma bagagem enorme adquirida na prática desses dois anos aqui na Instituição e no município de Criciúma”, pontuou.
Residência Médica
Lucas Thiago Borges, egresso do curso de Medicina, já é formado em uma pós-graduação em Docência e agora conclui a Residência de Medicina de Família e Comunidade. “A minha Residência foca no atendimento global e integral do paciente. O programa me possibilita ser um profissional qualificado para atender todos os pacientes, independente da idade, de sexo, para ter uma maior resolutividade possível”, explicou.