Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Prevenção da LER/Dort em pauta no Nupac-ST

Willians Longen, coordenador do núcleo, dá dicas para evitar as lesões no trabalho (Foto: divulgação)

Na semana em que ocorre o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e por Distúrbios Osteomusculares (Dort), o Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador (Nupac-ST) chama a atenção para a prevenção e o tratamento das doenças.

O programa da Unesc visa prestar atendimentos a profissionais de todas as categorias com o objetivo de colaborar para restabelecimento da condição plena de saúde, tanto física quanto psicológica. O Núcleo atende gratuitamente pacientes da comunidade acadêmica e comunidade em geral com atenção integral à sua condição de saúde.

O coordenador do Nupac-ST, Willians Longen, explica que os riscos ergonômicos que podem levar às LER/Dort estão divididos em três categorias: os fatores ambientais como conforto térmico, iluminação, ruído e vibração; os fatores biomecânicos, como trabalho em pé, sentado, posições atípicas, esforços físicos, posição dos utensílios, comandos, pedais; e os fatores organizacionais, como ritmo de trabalho, jornadas de trabalho, horas extras e pausas.

Segundo o professor, há medidas universais em relação aos aspectos ergonômicos que auxiliam na prevenção das lesões, e uma delas é a alternância postural. “Quem trabalha muito sentado deve, sempre que possível, buscar ficar um pouco em pé – e vice-versa”, destaca o docente. Também deve-se posicionar os objetos de uso frequente em alcances mais facilitados, procurar trabalhar com boas condições de iluminação e buscar sempre o conforto técnico. “Uma faixa confortável para a maioria das atividades humanas é entre 20 a 23 graus e uma umidade dentro da normalidade próxima de 60% (+/-15)”, explica, afirmando que a renovação de ar no ambiente é uma importante estratégia. “A ventilação contribui tanto para conforto térmico quanto para redução na dispersão de partículas no ar de forma geral”, completou.

Adotar medidas organizacionais que não geram sobrecarga e que sejam compatíveis com as condições psicofisiológicas de quem trabalha também é fundamental. “Por vezes, rodízios de funções podem ser estratégias úteis, e não se deve exagerar nas jornadas de trabalho e horas extras. Além disso, um clima organizacional amigável, evitando situações tensas, estressoras e até por vezes assediantes, é essencial”, explica o docente.

Nupac-ST

O Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador é fruto de um termo de cooperação técnico científica entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Unesc, por meio do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador (NEPST), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, atende trabalhadores formais e informais com LER/Dort, ou quadros suspeitos.

A atuação é realizada em duas frentes: realizando processo de reabilitação psicofisiológica de trabalhadores com LER/Dort, e gerando indicadores através de pesquisas científicas e produtos relacionados à área de Saúde do Trabalhador, Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho, Saúde do Trabalhador e Atenção Primária, e Matriciamento em Saúde do Trabalhador. O contato com o Nupac pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (48) 3431-2651 ou pelo e-mail nupac@unesc.net. Cada caso é analisado em uma pré-triagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *