Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc lança edital para mestrado profissional em Saúde Coletiva 

Inscrições para ingresso no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva estarão abertas até o dia 6 de março (Foto: Arquivo)

Está na reta final o prazo para seleção e admissão ao Programa de Pós-graduação, em nível de Mestrado – modalidade profissional, em Saúde Coletiva (Stricto Sensu).  A Pós-Graduação em Saúde Coletiva confere ao graduado o título de mestre em Saúde Coletiva, o que permite a ele habilitar-se como sanitarista, profissional que levanta dados, realiza diagnósticos e vistorias, e planeja políticas públicas de promoção e informação à saúde. O profissional se dedica ao estudo das pautas emergentes em saúde, como os campos da saúde mental e da luta contra as drogas, e atua diretamente na defesa da saúde coletiva de todos os indivíduos que integram a sociedade. As inscrições estão abertas até o dia 6 de março

Conforme a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a titulação de sanitarista, originariamente uma especialização dentro da medicina, estendeu-se para outras profissões, incorporando conhecimentos e outras atividades profissionais; ampliou arco de atuação e hoje constitui um grande campo de formação: profissionalizante, pós-graduado e, mais recentemente também como formação graduada; numa articulação de ensino, pesquisa, assistência e gestão que, desde a Constituição brasileira de 1988, tem no Sistema Único de Saúde (SUS) sua grande estratégia de disseminação de ações, serviços e programas.

Diante da importância da atuação, conforme a coordenadora adjunta do PPGSCol, Fabiane Ferraz, a Unesc tem um importante papel na formação de profissionais que saibam trabalhar no e para o SUS abrangendo também esta temática. “É imprescindível que nossos mestrandos e egressos compreendam que “o SUS somos nós”, logo, esse sistema não se faz apenas com sua linda concepção teórica, mas, sim, com a implicação de todos os cidadãos, profissionais -do ensino e do serviço – e gestores para a efetivação de seus princípios”, pontua. 

Conforme Fabiane, ao abordar a Reforma Sanitária Brasileira, o Programa mobiliza reflexões e a vontade de fazer o SUS acontecer na prática. “Isso, a partir das ações que empregamos em nossos espaços de atuação, sendo que a integração entre o ensino e o serviço é o foco da efetivação do Sistema que dá certo”, expressa a coordenadora adjunta.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no Edital, disponível aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *